Santander: banco deverá pagar milhões por causa de cobranças indevidas

Através de acordo com o Banco Central, a instituição financeira deverá devolver R$ 79 milhões aos clientes.

O Banco Central e o Banco Santander Brasil chegaram a um acordo para a devolução de R$ 79 milhões aos clientes por cobranças que a autoridade monetária considerou indevidas. Os valores devolvidos correspondem a cobranças executadas entre 2014 e 2022. Segundo o acordo do BC, que foi finalizado em maio, foi definido que o banco deve devolver R$ 18,3 milhões a 378.046 clientes.

Nesse sentido, se você quiser saber mais detalhes sobre a devolução de dinheiro do Santander aos clientes, é só continuar lendo este artigo.

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Mais de 300 mil clientes receberão dinheiro por cobranças indevidas

O Santander afirmou em nota que 90% dos valores relativos ao acordo já foram ressarcidos, e que até 2023 todas as operações já estariam feitas. Nesse sentido, os 378.046 clientes que sofreram prejuízos financeiros em decorrência de um cálculo incorreto feito em relação ao valor dos pagamentos efetuados para operações de parcelamento antecipado com cartão de crédito, terão o direito de receber o ressarcimento do Santander.

Os valores referem-se a operações envolvendo o produto “Total Parcelado”. No caso, ao invés de usar a data de fechamento da fatura, o banco estava usando a data de vencimento para calcular o valor atual.

Como será feito o ressarcimento?

Ficou decidido no acordo que o Santander deve deixar de cobrar taxas de microempresário individual e de clientes empresário individual pelo uso do PIX. Nesse caso, o banco foi obrigado a devolver R$ 17,6 milhões a 268.583 clientes em transações ocorridas entre março e fevereiro de 2021.

Caso os valores do acordo não possam ser restituídos em até 12 meses após a assinatura, o Santander será obrigado a contribuir financeiramente ao BC para que os valores sejam devolvidos aos clientes. O banco afirmou que as questões que levaram à assinatura do acordo já foram resolvidas e que providências já foram tomadas para que este erro não volte a ocorrer.

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