O que foi o Dia do Fico?

Saiba tudo sobre uma das datas fundamentais para o processo de independência do Brasil: resumo, o que aconteceu e as consequências.

0

Em 09 de janeiro de 1822, Dom Pedro, regente do Brasil, contrariando ordens vindas de Portugal, decide continuar no país. A data, então, ficou conhecida como o Dia do Fico.

Resumo do Dia do Fico

A vinda da Coroa Portuguesa para o Brasil, em 1808, provocou importantes mudanças. O país passou por intensas transformações, responsáveis, inclusive, pelo processo de nossa independência.

Entre elas, podemos destacar que em 1815 o Brasil foi elevado ao status de Reino Unido. Depois que Dom João VI regressa a Portugal, temendo que esses direitos fossem retirados, o príncipe regente, Dom Pedro I, demonstrava interesse em permanecer no país.

Dom Pedro I
Dom Pedro I do Brasil e IV de Portugal

A volta ao lugar de colônia seria um retrocesso ao país, pois, ele perderia a possibilidade de manter relações comerciais com outras nações que não Portugal, conquista que foi alcançada por meio do Tratado de Abertura dos Portos, em 1808.

Pouco tempo depois da partida de Dom João VI, em dezembro de 1821 o príncipe regente recebe ordens da Coroa para voltar à sua terra para terminar a formação acadêmica. Entretanto, de acordo com os historiadores, a preocupação da realeza estava, na verdade, voltada ao processo que se encaminhava para a independência do país.

Tal notícia não foi bem recebida por aqui. Os grandes produtores rurais, com medo de perder a possibilidade de comercializar seus produtos com outras nações, apoiaram a permanência de Dom Pedro I em terras nacionais.

Por isso, começaram a se mobilizar e a recolher assinaturas em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, com o objetivo de formalizar o desejo de permanência do regente. Mais de 8 mil assinaturas foram apresentadas pelos ruralistas ao presidente do Senado, José Clemente Ferreira.

Frase Dia do Fico

Somando seu desejo pessoal e o apoio recebido, Dom Pedro I ignora as ordens vindas de Portugal e decide permanecer aqui. Assim, em 1822 ele diz a célebre frase que oficializa o Dia do Fico:

“Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto. Digam ao povo que fico”.

Consequências do Dia do Fico

Entre as principais consequências da data, podemos citar sua importância para o andamento do processo de independência, principalmente no que diz respeito a redução da influência portuguesa em relação à colônia.

Poucos meses depois, em 7 de setembro de 1822, Dom Pedro I, contando com apoio da elite rural, proclama a independência do Brasil.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.