Dia Nacional do Livro Infantil: 5 títulos essenciais para estimular a leitura
Esses títulos são ideais para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado neste dia 18 de abril.
Mesmo com a efervescência dos avanços tecnológicos no âmbito da educação, que têm levado crianças, adolescentes e jovens a literalmente entrar nos conteúdos estudados, o hábito da leitura “à moda antiga” ainda é fundamental.
Em termos gerais, especialistas concordam que o contato com os livros “de verdade” estimula o gosto pela leitura e desbloqueia sensações de prazer decorrentes do simples ato de ler.
Então, é válido estimular os mais jovens a desenvolver o hábito de ler nos moldes arcaicos, por assim dizer.
E por falar em estimular crianças a entrarem no mundo da leitura, estamos em uma época sugestiva, já que hoje, dia 18 de abril, é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil.
Nos tópicos a seguir, listamos cinco obras voltadas principalmente para crianças. Que tal presentear sua criança com conhecimento neste 18 de abril? Esse é o bem mais valioso que alguém pode adquirir!
1. ‘Estrelas e planetas’
Imagem: Amazon/Reprodução
A primeira indicação da nossa lista é essa obra completa do autor Pierre Winters, que compila as principais informações sobre astronomia básica.
Com esse livro, as crianças podem aprender de forma divertida sobre conceitos básicos, como a formação do Sistema Solar, os principais aspectos do Sol, da Lua e dos planetas vizinhos etc.
2. ‘Malala, a menina que queria ir para a escola’
Imagem: Amazon/Reprodução
Como sugere o título, esse livro, escrito por Adriana Carranca, traz a emocionante história da paquistanesa Malala Yousafzai, que quase morreu apenas por insistir em ir à escola.
Malala vivia no vale do Swat, uma próspera região do Paquistão, e sempre foi instruída a estudar por seu pai, Ziauddin Yousafzai, que era dono de uma escola.
Contudo, o grupo extremista-terrorista Talibã assumiu o controle da região onde a jovem residia, decretando que as mulheres não poderiam mais ir à escola.
Em contraponto aos extremistas, Malala continuou indo ao colégio, até que um dia sofreu um atentado enquanto voltava da escola. Ela levou um tiro e ficou entre a vida e a morte, mas felizmente sobreviveu para contar sua história.
Posteriormente, a jovem paquistanesa que só queria poder estudar ganhou o Prêmio Nobel da Paz, tornando-se um belo exemplo de perseverança e amor à educação.
3. ‘101 mulheres incríveis que transformaram a ciência’
Imagem: Amazon/Reprodução
A nossa terceira indicação é de outro livro com um título autoexplicativo: ‘101 Mulheres Incríveis que Transformaram a Ciência’.
Essa obra valiosa elenca diversos nomes de cientistas mulheres que, de fato, reconfiguraram os rumos de suas áreas de atuação.
Na lista, existem biólogas, matemáticas, médicas, engenheiras e muito mais. Vale a pena conferir!
4. ‘O Menino Maluquinho’
Imagem: Amazon/Reprodução
Esse aqui é um clássico do eterno Ziraldo Alves Pinto, ou apenas Ziraldo, um dos mais completos cartunistas, desenhistas e quadrinistas brasileiros, que infelizmente faleceu no início de abril deste ano.
Ziraldo também era jornalista, poeta, cronista e mais um monte de coisas.
Na história de “O Menino Maluquinho”, o autor conta as travessuras de um garotinho muito esperto e levado. A obra tem versões em história em quadrinhos e desenho animado, além de livro.
5. ‘A África recontada para crianças’
Imagem: Amazon/Reprodução
Para fechar nossa lista, temos mais um livro infantil que traz uma boa injeção de conhecimento valioso para crianças, desta vez sobre o continente africano.
Em “A África recontada para crianças”, a autora Avani Souza Silva traz informações sobre a cultura e os costumes de países africanos onde o português também é a língua oficial, como Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, entre outros.
Dentre as informações repassadas de forma bem-humorada estão dados sobre a fauna e a flora desses países, a culinária, a música e os costumes de vestimenta dos moradores. É bem interessante!
Comentários estão fechados.