Diabetes: Esses sintomas nos pés podem indicar problemas

Sintomas nos pés podem ser excelentes indicadores de que algo está errado quando se tem diabetes.

Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome metabólica com múltiplas origens, as quais podem ser decorrentes da ausência ou incapacidade da insulina exercer adequadamente seus efeitos. Caracterizada pelas altas taxas permanentes de açúcar no sangue (hiperglicemia), essa doença pode causar dois problemas no pé, a neuropatia diabética e a doença vascular periférica.

Leia mais: Confira os sinais de alerta na pele que podem significar diabetes

Como a diabete pode afetar o pé

A diabetes ocorre quando o pâncreas não consegue produzir insulina, hormônio responsável pela manutenção da glicose, causando déficit no metabolismo. Existem alguns tipos de diabetes, como o tipo 1, tipo 2 e diabetes gestacional, mas todas têm o mesmo fator em comum, excesso de glicose no sangue.

A diabetes pode ser controlada, no entanto, quando isso não acontece, pode causar inúmeras alterações no corpo. Um dos exemplos é o “pé diabético”, no qual uma série de infecções ou problemas na circulação dos membros inferiores, provoca feridas que não cicatrizam. Caso não seja devidamente tratado, pode ser necessária a amputação do membro.

Como foi dito, existem dois tipos de problemas que a diabetes não controlada pode causar no pé: a neuropatia diabética, que afeta e danifica os nervos; e a doença vascular periférica, que afeta o fluxo sanguíneo e pode desenvolver sintomas nos próprios pés.

Sintomas e prevenção dos sintomas da diabetes nos pés

Os sintomas nos pés causados pela diabetes podem piorar quando a pessoa estiver deitada, sendo alguns deles:

  • Formigamento, dormência ou até perda da sensibilidade local;
  • Dor, sensação de agulhadas e queimação nos pés e nas pernas;
  • Úlceras e infecções fúngicas nas unhas e pés;
  • Calos;
  • Deformidades no pé;
  • Necrose dos tecidos.

Para evitar o agravamento da doença é possível realizar alguns cuidados, como examinar diariamente os pés, além de sempre mantê-los limpos e hidratados, lavá-los com água morna e secar de forma suave. Evitar cortes e proteger o pé fazendo uso de meias e sapatos confortáveis.

Já no quesito tratamento, é extremamente importante o acompanhamento médico, sendo as dicas a seguir apenas de caráter educativo.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.