Confira os sinais de alerta na pele que podem significar diabetes

A pele pode ser um dos primeiros indicadores da presença de diabetes, uma “doença silenciosa” que também apresenta complicações cutâneas.

Dados indicam que cerca de 179 milhões de pessoas no mundo possuem diabetes, embora ainda não tenham a condição diagnosticada. No entanto, embora não apresente sintomas, essa doença pode se manifestar através de complicações na sua pele. Confira a seguir alguns sintomas de diabetes que se manifestam na pele.

Leia mais: Sinais e sintomas que podem indicar diabetes: Confira se você tem algum deles

O que é a diabetes?

A diabetes é uma doença crônica não transmissível na qual os níveis de açúcar no corpo são altos devido à uma incapacidade do organismo de produzir insulina (Tipo 1) ou pela sua produção ineficiente ou uso inadequado (Tipo 2).

Trata-se de uma doença que se caracteriza pela sua longa duração e não possui cura. Atualmente, o tratamento consiste na adoção de um estilo de vida saudável e, em muitos casos, se faz necessário o uso da insulina.

No Brasil estima-se que haja 16,8 milhões de pessoas com idade entre 20 a 79 anos que sejam portadoras da diabetes. Houve um aumento de 26,61% de pacientes diabéticos nos últimos dez anos, segundo informações do Atlas da Diabetes.

Identifique os sinais de diabetes que surgem na pele

Embora seja necessário realizar exame médico, o diagnóstico inicial da doença pode ser feito pela própria pessoa, através da observação de sinais no corpo.

No entanto, o que muitos não sabem, é que além dos sintomas clássicos, como aumento da sede e micção excessiva, a pele também apresenta sinais da presença dessa doença no organismo. Confira os mais frequentes:

  1. Manchas amarelas, avermelhadas ou marrons;
  2. Área mais escura na pele, com aspecto aveludado, com ocorrência maior nas dobras do pescoço e axilas;
  3. Coceira, pele seca e erupções cutâneas;
  4. Pele com aspecto de cera, dura e espessa;
  5. Bolhas semelhantes àquelas que surgem após uma queimadura;
  6. Feridas que não cicatrizam;
  7. Manchas marrons na parte inferior das pernas, conhecidas como “manchas nas canelas”.

Esse fenômeno ocorre porque a diabetes pode causar a diminuição do fluxo sanguíneo, com consequentes danos aos vasos e nervos, o que se reflete em mudanças na textura e aparência da pele e na capacidade de cicatrização pelo organismo, devido ao alto nível de glicose no sangue.

Caso você identifique algum desses sinais, ligue o sinal de alerta e procure ajuda médica o mais rápido possível para cuidar da sua saúde.

Este artigo não apresenta soluções para problemas médicos ou psicológicos. Consulte um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.