Dias contados: Álcool 70% vai sumir das prateleiras até 30 de abril
A proibição da venda de álcool 70% em supermercados deixou muitos brasileiros em dúvida sobre as opções de produtos. Veja algumas boas trocas.
A partir de 30 de abril, a venda de álcool 70% estará proibida em supermercados e farmácias, conforme determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A medida visa garantir a segurança da população, pois o produto apresenta alto risco de queimaduras e intoxicação. Existem opções de substituição consideradas de menor risco.
Leia mais: Pomadas capilares: Ministério da Saúde e Anvisa alertam população sobre o uso dos produtos
A venda foi proibida pelo alto risco de queimaduras. O álcool 70% é altamente inflamável e pode facilmente se incendiar, causando graves problemas.
Além disso, outra preocupação é com a ingestão acidental. O produto é tóxico se ingerido e pode levar à cegueira e até mesmo morte.
Fim do álcool 70% nos supermercados
A Anvisa considerou ainda a dificuldade de diferenciação do produto. A embalagem do álcool 70% pode ser confundida com outros, aumentando o risco de ingestão acidental.
Mas, afinal, quais serão as alternativas para os consumidores diante da proibição da venda? Entre as mais viáveis e seguras estão:
- 1. Álcool em gel com concentração inferior a 54º GL: o produto é considerado seguro e eficaz para a desinfecção das mãos.
- 2. Hipoclorito de sódio 0,5%: é ideal para superfícies como pisos e azulejos, podendo ser usado na limpeza dos ambientes.
- 3. Iodopovidona: é recomendado para pequenos cortes e feridas, em substituição ao uso do álcool.
- 4. Peróxido de hidrogênio: também é considerado eficaz na limpeza de feridas.
- 5. Quaternários de amônio: indicado para superfícies em geral, com resultados satisfatórios na higienização.
Ao comprar produtos de limpeza, a orientação é optar por aqueles com tensoativos, eficazes na remoção de sujidades e germes.
Os desinfetantes antimicrobianos também são boas opções, pois eles eliminam microrganismos como bactérias e vírus. Além disso, é válido considerar outras formas de álcool, como o 50% e 60%.
Em todos os casos de substituição, a Anvisa destaca a importância de seguir as instruções de uso dos produtos de limpeza e desinfecção, tendo sempre a segurança como uma prioridade.
Comentários estão fechados.