Dicas: Como conseguir emprego pelo LinkedIn?
Na plataforma é possível trabalhar seu networking, ampliar sua rede de contatos e conseguir boas indicações.
Você já usa o LinkedIn? Você sabia que surgem várias possibilidade de vagas de emprego na plataforma? Segundo especialistas, em média a cada sete segundos um profissional é contratado pelo LinkedIn.
Para aumentar suas chances de conseguir um emprego, veja algumas dicas para turbinar seu perfil.
Leia ainda: LinkedIn oferece mais de 16 mil cursos para capacitação profissional
De acordo com a gerente de comunicação da rede profissional, Erica Firmo, no episódio do podcast Entre Trampos e Barrancos, “Não basta ter um perfil pronto, cheio de experiência e de conhecimento. Você precisa de um plano de busca de emprego”.
Primeiro, faça o checklist:
- Se possível, use uma foto profissional e que traduza seu perfil. Mas, sempre, uma foto de boa qualidade. Perfil sem foto, nunca!
- Título e resumo: É importante colocar seu cargo atual ou especialidade no título e escrever um resumo da sua trajetória para se apresentar. Aposte em palavras-chave, é assim que os recrutadores vão te encontrar.
- Perfil 100% preenchido: mantenha o cargo atualizado e não esqueça de colocar a instituição de ensino onde estudou.
- Localização: coloque a cidade onde vive no perfil, isso amplia em 23 vezes mais de seu perfil ser achado.
- Habilidades: Vale garantir que preencheu todas as habilidades interpessoais, habilidades técnicas, trabalhos voluntários, certificados e idiomas.
Agora, a busca de emprego:
- Peneire os seus interesses de carreira: faça a candidatura certeira, não adianta enviar seu perfil para todas as vagas da plataforma.
- Assina o alerta de vagas: É possível fazer no perfil um filtro com as vagas e empresas que te interessam. O LinkedIn avisa assim que a vaga é publicada.
- Filtro de foto: O filtro “open for jobs”, ou disponível para vagas, foi lançado em abril para ajudar quem foi demitido durante a pandemia. Quem usou o filtro nos últimos seis meses recebeu 40% mais mensagens de recrutadores e 20% mais mensagens de colegas de trabalho.
- Siga no LinkedIn a página das empresas para ficar atualizado e fazer seu plano de emprego.
- Café virtual: Adicione as empresas dos seus sonhos e profissionais dentro delas na área em que você gostaria de trabalhar. O LinkedIn é uma rede social e você pode chamar os outros para um café virtual de relacionamento.
Vale ressaltar que além de procurar vagas de emprego, é possível trabalhar seu networking, ampliar sua rede de contatos e conseguir boas indicações.
A rede social profissional oferece ainda mais ferramentas como a possibilidade de aprender habilidades digitais. Junto com a Microsoft, o LinkedIn oferece 96 cursos em português e gratuitos para ensinar habilidades técnicas e comportamentais a quem precisa se preparar para o mercado de trabalho pós-pandemia.
Comentários estão fechados.