5 dicas para te ajudar a acabar com o medo de falar em público
Se você tem dificuldades para falar em público, com certeza está no lugar certo! Confira agora 5 dicas para te ajudar a acabar com esse medo.
Falar em público é uma situação bastante complicada para algumas pessoas. Enquanto uma parte tem medo de sofrer julgamentos, a outra tem medo do seu desempenho, afinal, o nervosismo afeta o tom de voz, as expressões e até mesmo o modo de gesticular.
A maior preocupação com relação ao medo de falar em público tem a ver com os sintomas que esse tipo de ação pode causar, tais como: ansiedade, náuseas, tremores, vertigem, desconforto e dores intensas no trato intestinal, além de palpitação. Por isso, separamos 5 dicas para acabar com o medo de falar em público. Confira as dicas e não deixe nunca mais esse medo te atrapalhar.
Leia mais: Medo: 13 fobias desconhecidas e estranhas que você pode ter
Saiba o que fazer para acabar com o medo de falar em público
Essas dicas vão te ajudar a vencer o medo de falar em público e ainda arrasar na apresentação. Confira:
Anote todos os pontos principais da apresentação
Quando você faz uma lista com todos os pontos principais da apresentação, ao invés de separar falas mais longas, você otimiza seu texto, deixando-o mais limpo e, com isso, você pode utilizar os tópicos como lembretes para comentar sobre o assunto e falar de forma natural e espontânea.
Respire fundo
Pode parecer uma grande besteira, mas quando você respira fundo e começa a controlar a sua respiração, você promove um relaxamento no seu corpo. Além do mais, a sua respiração influencia diretamente no desempenho da sua fala, então respeite as pontuações e busque respirar a cada uma delas.
Ensaie a sua apresentação na frente do espelho
A prática leva à perfeição, não é mesmo? Então, busque praticar a sua apresentação na frente do espelho. Com isso, você poderá ver se está errando em algo, corrigir sua postura e, com toda certeza, se preparar para dar um show na hora de falar.
Não ande e nem gesticule muito
Quando você anda ou gesticula muito, você direciona a atenção do seu público para esses movimentos e não para a sua fala. Portanto, evite o excesso de movimentos e busque equilibrá-los com o que você está falando.
Domine o assunto e conheça o seu público
Se você sabe para quem está falando, você dedica uma fala totalmente direcionada para se comunicar da melhor forma com aquele público, e dominar o assunto é essencial, pois assim você fala com naturalidade e não se prende a “gravar” as palavras. Ou seja, sua fala não se torna robótica, mas sim, espontânea.
Comentários estão fechados.