Algumas dicas para iniciar uma conversa sendo uma pessoa introvertida
A introversão e a timidez podem dificultar o processo de socialização. Se você quer dar o primeiro passo para conhecer novas pessoas, pegue essas dicas.
Ir ao primeiro dia de aula em uma nova escola, mudar-se para uma nova cidade, iniciar em um novo emprego… Essas são situações corriqueiras em que é necessário usar o poder de socialização para fazer novas amizades e sentir-se pertencente ao novo ambiente.
Isso pode ser uma tarefa fácil para algumas pessoas, mas para os mais tímidos, essa missão é bem desafiadora. Assim, siga algumas dicas para iniciar uma conversa sendo introvertido(a).
Leia mais: Veja as 5 melhores profissões para quem é tímido e não quer lidar com o público
Como fazer amizades sendo introvertido?
Estar em um novo ambiente ou em circunstâncias que exijam fazer novas amizades pode ser algo estressante e preocupante para pessoas que não possuem facilidade nessa tarefa. Por isso, seguir essas dicas pode ajudar:
Seja corajoso e se dê menos importância
Muitas pessoas ficam horas obcecadas em encontrar o timing perfeito para falar com alguém que eles consideram mais receptivo e perdem a oportunidade de se enturmar com as pessoas ao redor – o que, inclusive, ajudaria muito a relaxar e ter coragem para falar com o alvo principal. Por isso, não fique tão obcecado com o momento perfeito de falar com alguém.
Ao invés disso, siga a sua vida normalmente e, quando reconhecer a oportunidade, não pense muito, só diga “oi”. E acredite: pessoas se cumprimentam o dia inteiro, isso não é grande coisa. Se dar menos importância nessa situação lhe fará relaxar.
Demonstre curiosidade
É muito estranho se você fizer um interrogatório para a pessoa. Porém, é legal inserir perguntas casuais, relacionadas com o contexto da conversa, com alguém que você queira fazer amizade.
Perguntar algo para o outro dá a abertura que ele precisa para surgir um assunto interessante, além de desviar o foco da conversa para algo além de você – o que pode lhe ajudar a relaxar.
Não se prenda ao clichê
A maioria das pessoas está cansada de responder sempre as mesmas perguntas, como “Qual o seu nome?”, ou “qual a sua profissão?”, ou ainda “qual a sua idade?”. Elas podem até ser o básico da socialização, mas é sempre bom intercalar com alguns questionamentos interessantes, cômicos, ou mesmo fazer comentários legais. Isso pode fazer a conversa ter um tom mais íntimo, e com certeza você se tornará alguém de quem a pessoa irá lembrar.
Fale sobre algo em comum
Em certo ponto da conversa, a pessoa irá falar algo que ambos se identifiquem. Touché! Nessa hora, vocês estarão prontos para aprofundar o diálogo, e isso será proporcional ao tamanho do interesse de ambos sobre o tema.
Por isso, não tenha vergonha de dizer “Nossa, você gosta desse assunto? Eu sou obcecado por isso!”. Com certeza vocês farão comentários mais específicos sobre o tema e, talvez, haja aí o início de uma longa amizade.
Comentários estão fechados.