Estimular a memória das crianças pode ser mais fácil com essas 6 dicas
Sente que o seu filho está mais disperso e com dificuldade de memorização? Essas dicas podem te ajudar.
Atualmente, o aprendizado dinâmico, com foco no raciocínio crítico e associação de informações, está cada vez mais valorizado. No entanto, a memorização ainda é uma etapa fundamental no processo de aprendizado. Por isso, se o seu filho apresenta alguma dificuldade de reter o conhecimento, pode ser interessante seguir algumas dicas para melhorar a memória do seu filho e garantir que ele conseguirá se lembrar de dados importantes.
Dicas para estimular a memória das crianças
Entre as dicas estão:
Garantir uma boa noite de sono
Noites de sono mal dormidas afetam negativamente o cérebro, que entra em movimento de estresse e reduz a concentração, com efeitos negativos para a retenção de memórias.
Dê prioridade ao processo de higienização do sono de seu filho, com redução de luzes brancas após às 21h, proibição de telas antes de dormir e de atividades hiperestimulantes.
Alimentação saudável
Manter um corpo bem nutrido contribui para melhorar a memória da criança. A partir da ingestão de alimentos benéficos para o cérebro, ocorre o estímulo à memorização.
Boas opções são vegetais de folhas verdes escuras, como a couve ou a rúcula.
Atividades físicas
A liberação de hormônios após atividades físicas, como a serotonina, contribui para o relaxamento do corpo. Uma dica associada a isso que é excelente para crianças é estimular os estudos após o descanso das atividades físicas.
Jogos
Os jogos trabalham essencialmente a parte visual das crianças, já que são ótimos aliados na hora de estimular a memorização. Isso porque, para o cérebro, as informações visuais são mais poderosas na hora de memorizar um conhecimento do que palavras ouvidas, por exemplo.
Os jogos também podem ser usados como fonte para aumentar a concentração, como xadrez, damas ou outros jogos que estimulem o raciocínio lógico.
Associações
Para melhorar a memória do seu filho, incentivar que ele faça associações pode ser benéfico para a memorização, especialmente se elas estiverem divididas em partes pequenas, porque se tornam mais fáceis de serem memorizadas.
O ideal é dividir e dar sentido a uma sequência de palavras ou números que são importantes para a criança, como os itens que faltam na lista de material escolar no dia de compras.
Aprendizagem com foco no estímulo sensorial
Crianças conseguem aprender e memorizar uma informação de maneira mais rápida quando conseguem envolver outros elementos do sentido, como a visão e audição. Assim, o cérebro consegue ser estimulado de diferentes formas, com ganhos para os pequenos.
Comentários estão fechados.