Dieta DASH: Saiba como essa prática pode ajudar a diminuir o colesterol

Para quem sofre com o colesterol alto, incorporar a dieta DASH pode ajudar a diminuir seus níveis no corpo.

Cada vez mais as pessoas estão entendendo que uma alimentação balanceada pode ser a solução para muitos problemas de saúde. Nesse sentido, embora o colesterol seja muito importante para o nosso corpo, quando seus níveis estão muito altos, eles podem se tornar prejudiciais. Por isso, veja agora como a dieta DASH pode ajudar a diminuir o colesterol no organismo.

Leia mais: Melhores vitaminas para quem é diabético

O que é a dieta DASH?

Antes de entender como a dieta DASH pode ajudar a diminuir as taxas de colesterol, é importante saber do que se trata. Atuando um pouco diferente das dietas tradicionais, a DASH possui um foco maior na escolha de vegetais, legumes e grãos integrais para a diminuição das taxas de colesterol.

Nesse sentido, gorduras saturadas, principalmente vindas de laticínios e carnes, têm maior limitação. Além disso, o consumo de sódio também acaba sendo bastante reduzido nessa dieta, visto que ele pode ajudar no aumento do colesterol alto. Por isso, a dieta DASH é construída de acordo com cada necessidade, mas mantendo esses focos na construção da dieta.

Como funciona a dieta DASH?

Ao incorporar a dieta DASH, são colocados em prática alguns elementos na alimentação como, por exemplo, a eliminação da gordura saturada. Isso porque esse elemento é um dos principais causadores do aumento dos níveis de colesterol no nosso organismo.

Embora muitas pessoas não saibam, alguns tipos de carnes possuem uma taxa alta de gorduras saturadas, bem como chocolates, alimentos processados, laticínios, produtos panificados, entre outros. Por isso, geralmente esses itens não são incluídos na dieta DASH, a fim de que seu consumo seja erradicado. Por outro lado, à medida em que esses itens não se encontram na dieta, existe uma maior ingestão de alimento ricos em fibras solúveis.

O principal motivo para que essa escolha seja feita é que, ao consumir uma maior quantidade de produtos ricos em fibras solúveis, a digestão desses alimentos ajuda a impedir que o trato digestivo absorva uma grande quantidade de colesterol. Sendo assim, cereais integrais e frutas como banana e maçã possuem destaque na dieta DASH.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.