Dieta mediterrânea e azeite podem prevenir o câncer de mama?
Um estudo concluiu que, neste caso, há uma redução de 62% do risco de sofrer desta doença. Saiba mais.
Existe um alimento associado a um menor risco de desenvolver câncer de mama? Todos sabemos que não existem os tão sonhados “superalimentos”, nem produtos milagrosos. Esse termo é mais uma forma de enfatizar os benefícios de alguns alimentos que estão inclusos em uma alimentação saudável. Mas há uma dieta que tem qualidades nutricionais tão excelentes que auxiliam contra o câncer de mama. Estamos falando da dieta mediterrânea e do azeite. Veja mais informações sobre o estudo que foi feito!
Leia mais: Saiba quais são os alimentos que ajudam a prevenir o câncer
De acordo com um estudo publicado no The Journal of the American Medical Association (JAMA), o consumo regular de azeite extravirgem reduz a aparição do câncer de mama nas mulheres.
Estudo suplementou indivíduos com azeite de oliva
O estudo foi feito pela Universidade de Navarra, na Espanha, e incluiu 4.282 mulheres com idades entre 60 e 80 anos para serem avaliadas. Pelo período de seis anos, essas mulheres foram divididas em três grupos diferentes.
O primeiro seguiu uma dieta mediterrânea com a presença do azeite de oliva extravirgem para suplementar. No segundo grupo, houve a adesão de uma dieta mediterrânea complementada com oleaginosas. Já o terceiro grupo seguiu apenas uma dieta que restringiu o consumo de carboidratos.
Dessa forma, os pesquisadores descobriram uma diminuição de 62% na incidência de câncer de mama no primeiro grupo, que seguiu uma dieta mediterrânea suplementada com azeite extravirgem. Assim, foi explicado que o azeite tem a capacidade de proteger o organismo de mutações que levam ao desenvolvimento de tumores, auxiliando na prevenção primária, sem contar com seu efeito antioxidante.
Hábitos da dieta mediterrânea
A chamada dieta mediterrânea refere-se aos padrões alimentares das pessoas que vivem em países banhados pelo Mar Mediterrâneo, que podem diferir de uma região para outra. Porém, no geral, esses hábitos são:
- Maior consumo de frutas, verduras, sementes e cereais;
- Alto consumo de azeite de oliva extravirgem;
- Pouco consumo de carnes e mais de peixe;
- Baixas ingestão de queijos, leites e iogurtes;
- Consumo de vinho moderado;
- Mais produtos frescos e menos processados;
- Estilo de vida ativa;
- Menor ingestão de carboidratos simplificados.
Aperfeiçoar conhecimento com mais estudos
Mais pesquisas são necessárias para determinar como exatamente certos alimentos dificultam o aparecimento do câncer de mama. No entanto, é importante notar que a dieta desempenha um papel importante na saúde, e quanto mais saudável, mais vantagens de modo geral.
A recomendação que se faz é aumentar o consumo diário de azeite extra virgem. Porém, fique atento à quantidade, pois esta é uma fonte de gordura que não deve ser consumida em grandes quantidades devido ao teor calórico.
Comentários estão fechados.