Dieta para idosos: o que comer na terceira idade?

A terceira idade é um período no qual a ingestão correta de determinados nutrientes é fundamental para aumentar a longevidade.

O tempo passa e a terceira idade chega. Felizmente, hoje em dia a expectativa de vida é muito mais elevada do que no passado. Por isso, muito se tem estudado sobre como lidar com o envelhecimento da população. A alimentação é um dos itens que mais muda nessa etapa da vida, por isso, veja agora como deve ser a dieta para idosos.

Leia mais: Gostoso e saudável: veja como fazer smoothie de frutas vermelhas

O que comer na terceira idade?

À medida em que envelhecemos, nosso corpo naturalmente se torna mais frágil. Os ossos passam a ter maior chance de fraturas, o sistema imunológico passa a não se defender tão bem, a força muscular diminui, a memória passa a não ser mais tão boa, entre outras alterações.

A alimentação exerce influência direta em todos os processos do corpo. Por esse motivo é tão importante garantir o aporte adequado de nutrientes para que as funções vitais sejam mantidas em pleno funcionamento. Sendo assim, confira a seguir quais alimentos não podem ficar de fora da dieta dos idosos:

Leite e derivados (queijo, iogurte, ricota)

O leite e seus derivados são ricos em dois nutrientes essenciais para quem chega à terceira idade: proteínas e cálcio. As proteínas são importantes porque compõem a estrutura dos nossos órgãos e também fazem parte do sistema de defesa corporal. O cálcio, por sua vez, é fundamental para a saúde dos ossos e para a regulação da pressão arterial.

Oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas)

As oleaginosas são ótimas fontes de ômega 3, um tipo de gordura boa que protege o coração, combate inflamações e melhora o sistema de defesa do organismo. Além disso, esses alimentos contêm antioxidantes que protegem as células.

Leguminosas (lentilha, soja, feijão, grão de bico)

As leguminosas são importantes para os idosos por duas razões. Primeiro, porque são fontes de ferro. Como a mastigação normalmente é prejudicada nessa fase da vida, é mais difícil o consumo de carne vermelha e até mesmo vísceras (fígado). Por essa razão, é importante investir em alimentos de origem vegetal ricos em ferro para combater anemias.

O outro motivo pelo qual as leguminosas devem ser consumidas por pessoas mais velhas é que elas são muito ricas em fibras, que melhoram o funcionamento do intestino. Aliado a isso, cabe lembrar que o consumo de água deve ser reforçado nessa fase da vida para evitar a desidratação e a constipação.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.