Diferenças nutricionais entre o gergelim preto e o gergelim branco
Embora sejam semelhantes, existem algumas pequenas diferenças nutricionais entre essas duas variedades de gergelim.
O gergelim é um tipo de semente cultivada há milhares de anos e utilizado na alimentação e em produtos de beleza. Desde então, ele se tornou um famoso componente de pães, bolos, tortas, biscoitos e até mesmo de sopas e saladas!
Existem duas variedades principais desta semente, o gergelim preto e o gergelim branco. Porém, a cor não é a única diferença entre eles, visto que também existem mudanças nutricionais entre os dois tipos. Confira quais são elas neste artigo!
Leia mais: Você realmente sabe qual a diferença entre os termos light, diet e zero?
Diferenças entre o gergelim preto e branco
As sementes de gergelim preto e branco são semelhantes, pois são da mesma família de alimentos. Assim, apresentam propriedades parecidas, ajudando a prevenir o câncer, regular o ritmo intestinal, reduzir os níveis de colesterol ruim e auxiliar na saúde óssea.
Embora os benefícios sejam similares, a concentração de nutrientes em cada um deles possui pequenas diferenças. Portanto, a recomendação varia conforme o tipo de gergelim e a depender da sua necessidade. Veja a seguir!
Gergelim preto
O gergelim preto tem um pouco mais de proteínas, vitamina A, E, vitaminas do complexo B, cálcio e gordura, quando em comparação ao gergelim branco. Além disso, existem compostos benéficos em ambas as sementes, que possuem ação antioxidante e anti-inflamatória, porém, estão mais presentes no gergelim preto.
O motivo do gergelim preto possuir um pouco mais de nutrientes é devido ao seu processamento, já que essas sementes não são descascadas. Logo, a perda de vitaminas e minerais é menor.
Gergelim branco
Diferentemente do gergelim preto, o gergelim branco tem a remoção da sua casca, então perdem-se alguns nutrientes no processo. No entanto, esta variedade não deixa de ser uma boa fonte de cálcio, magnésio, zinco e fibras.
Contudo, o gergelim branco apresenta um sabor mais amargo e o seu óleo é bem útil para a medicina alternativa ou como produto para crescimento capilar. Assim, o ideal é definir a receita e escolher a variedade que melhor se adequa.
Afinal, apesar do gergelim preto ter um pouco mais de nutrientes específicos, o sabor amargo do gergelim branco pode fazer toda a diferença no prato. Isso porque a variedade preta combina mais com saladas e legumes, enquanto a branca é mais utilizada em pães e biscoitos.
Comentários estão fechados.