Fique atento aos obstáculos na hora de fazer as pazes com seus pais
Se reconciliar com os pais requer paciência e boa vontade dos dois lados.
A relação entre pais e filhos, com frequência, pode ser abalada por brigas ou distanciamento emocional, em especial, quando há separação do casal e o afastamento de pai e filho. Porém, é possível fazer as pazes com os pais, desde que haja boa vontade e interesse das duas partes.
Leia mais: Fazer refeições em família diminui o estresse, aponta estudo
Segundo Joshua Coleman, especialista em reconciliações, o primeiro passo dentro de uma reconciliação pode ser a escrita de uma carta ou e-mail do pai para o filho afastado.
Fique atento aos obstáculos na hora de fazer as pazes com seus pais
Porém, é preciso estar atento a certos empecilhos que podem dificultar uma reconciliação entre pais e filhos separados há um longo tempo. A seguir, veja alguns obstáculos para ambas as partes ficarem atentas na hora da reaproximação.
O distanciamento é resultado de um longo processo
Pode ser que os pais e filhos tenham ficado dez anos ou mais sem conversarem. Dessa forma, é preciso ter em mente que o distanciamento normalmente é doloroso, porque envolve muitas tentativas de diálogo, com frustrações e sentimentos negativos.
Quando os pais insistem que respeito é o mesmo que falta de opinião crítica
Talvez seus pais tenham calado suas opiniões ao longo do tempo, com base em uma ideia de respeito que exige silêncio e falta de opinião crítica. Assim, a relação pode ficar desgastada quando não há uma discussão sobre o que é certo ou errado, sem questionar a razão das decisões. Por isso, pode ser que em uma relação autoritária, os pais não entendam que o respeito deve ser conquistado.
Compromisso dos pais na construção de uma narrativa familiar
Muitos pais contam histórias sobre a relação familiar que não são verdadeiras. Por isso, não há espaço para contar uma versão contrária, afinal, ela vai desfazer a impressão criada por essas pessoas sobre como são bons pais.
Necessidade do filho adulto para obter reconhecimento ou um pedido de desculpas
Muitos pais não assumem a responsabilidade por suas ações, de forma que um pedido de desculpas geralmente vem acompanhado de justificativas nada razoáveis para um comportamento. Assim, falas como “eu tive que ser duro com você, porque a vida também é dura” ou “ninguém é perfeito e todo mundo comete erros” não são incomuns de serem ditas.
Nesses casos, os filhos só querem que os pais reconheçam a forma como eles os trataram. Se a situação apertar muito, buscar apoio psicológico é fundamental.
Comentários estão fechados.