Dinâmica de Dia Das Mães – Para se Divertir nas Escolas e com a Família

Comemore de uma maneira diferente com sua mamãe! Conheça as dinâmicas e brincadeiras que podem ser feitas para celebrar esta data!

0

Dia das mães é uma data mais que especial e que deve ser comemorada de forma tão singela e carinhosa. É comum que nesta data, as pessoas prepararem surpresas e homenagens que demonstram o amor e admiração que sentem por elas. E foi pensando nisso que separamos algumas dinâmicas para celebrar esta data querida com as mães de todo Brasil.

Essas dinâmicas podem ser aplicadas em escolas, instituições de ensino e para alunos de todas as idades. Além de comemorar essa data especial, usa-se tais atividades para integrar pais, alunos, professores, coordenadores e funcionários da escola.

BALÃO DE GÁS

Reúna-se com outras mães e filhos, ou na escola. Primeiro, faz-se duplas entre mães e filhos. Cada dupla recebe um balão, quando o comandante der o sinal, todos sopram seus balões segurando-os com apenas dois dedos (para evitar que alguém estoure o balão com a unha). Será vencedor, a dupla que conseguir estourar primeiro o seu balão.

MÃE É ÚNICA

Em um grupo, distribua cartões com números diferentes. Cada mãe recebe um número que não deve ser mostrado para ninguém. Quando dada a ordem, cada uma vai procurar o número igual ao seu e não acha. Afinal, mãe é única e insubstituível.

BOLINHO CURIOSO

Em uma mesa coloque diversos bolinhos tipos cupcake, debaixo de alguns deles os organizadores colocarão tarefas para as mães, como por exemplo: Contar sua reação quando soube que seria mãe, contar a história do nome de seu filho, etc. Seria uma ótima oportunidade de aproximação e afeto entre mãe e filho.

DESFILE DE PERUCAS

Tente conseguir diversos modelos de perucas e echarpes, brilhos, glitter e tudo que as mamães tem direito! Depois, prepare uma passarela e convide as mães para desfilarem com os variados modelos de cabeleiras. Será um momento divertido e único para todas elas!

MÚSICA ANIMADA

As mães devem-se reunir em um espaço com música animada. Todas deverão mover-se pela sala de acordo com o ritmo da música. A cada pausa musical, a comando do orientador, as mães devem congelar o movimento e prestando atenção a solicitação que será feita pelo líder. Dar um abraço no filho, um beijo, etc, mas não de forma tradicional e sim,

Com as palmas das mãos;

Com os ombros;

Com os cotovelos;

Com as costas;

Com os joelhos;

Com os pés;

MORADORES E PAREDES

Essa é uma das mais divertidas. O primeiro passo é dividir-se em grupos de três pessoas, ideal quando se tem dois filhos, e deverá sobrar uma pessoa. Cada grupo terá 2 paredes e uma moradora(pessoas). As paredes deverão ficar de frente uma para a outra e dar as mãos (como no túnel da quadrilha da Festa Junina), o morador deverá ficar entre as duas paredes.

A pessoa que sobrar deverá gritar uma das três opções abaixo:

MORADOR!!!

Todos os moradores trocam de “paredes”, devem sair de uma “casa” e ir para a outra. As paredes devem ficar no mesmo lugar e a pessoa do meio deve tentar entrar em alguma “casa”, fazendo sobrar outra pessoa.

PAREDE!!!

Dessa vez só as paredes trocam de lugar, os moradores ficam parados. Obs: As paredes devem trocar os pares. Assim como no anterior, a pessoa do meio tenta tomar o lugar de alguém.

TERREMOTO!!!

Todos trocam de lugar, quem era parede pode virar morador e vice-versa. Mas uma casa só pode comportar apenas um morador, e ela não pode estar sem ninguém.

Depois, proponha a seguinte reflexão: Como se sentiram os que ficaram sem casa? Os que tinham casa pensaram em dar o lugar ao que estava no meio?

TELEFONE SEM FIO

As mães ficarão enfileiradas, a primeira mãe irá contar uma travessura de seu filho ao ouvido da mãe do lado. Assim por diante, uma irá passando a informação para a outra, cochichando ao ouvido. No final, se a informação sair certa, certamente as mamães darão muitas risadas das traquinagens de seus pequenos.

ESCONDERIJO

As mães deverão ficar escondidas por detrás de uma cortina. E cada uma delas terá a sua vez. Os filhos não poderão vê-las, mas terão que descobrir, quem é sua mamãe, pela voz. O ideal é tentar fazer uma voz diferente para tentar confundi-los. Será uma atividade bem descontraída para os dois.

CEGO ALIMENTA CEGO

Inicia-se com mãe e filho, sentados em cadeiras, frente a frente. Ambos de olhos vendados e próximos um do outro. Cada um terá em mãos uma banana descascada que dará ao companheiro. Os dois dão-se as mãos esquerdas. Ao sinal dado pelo coordenador, ambos estendem os braços procurando acertar a banana na boca do companheiro. O engraçado é que nas tentativas, um lambuza o outro. Vence aquele que acertar primeiro a banana na boca do outro.

MAÇÃS RÁPIDAS

São divididas equipes, agrupadas em filas. O primeiro componente de cada equipe terá uma maça. Ao sinal do dirigente, os dois primeiros descascam a maçã, passando ao companheiro, este a parte ao meio e passa ao terceiro que a parte em quatro e passa ao último que a comerá. O que primeiro acabar de comer dará aviso disto. Essa atividade tira muitas risadas entre as equipes.

FÓSFORO COM UMA MÃO

Pede-se que mãe e filho, ou duas mães se apresentem no meio do grupo. Cada um receberá uma caixa de fósforos, que deverá ser aberta somente com uma das mãos e, uma vez aberta, tirar um palito de fósforo e acendê-lo, também com uma mão só. O primeiro que conseguir será o vencedor. Essa dinâmica é divertida pois mede o senso de criatividade dos participantes.

Esses exercícios são ótimas opções para se comemorar o dia das mães de forma única e divertida, mas é importante sempre se lembrar do real motivo dessa comemoração. Celebre sempre o amor!

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.