Plano de aula sobre Alimentos Saudáveis e Não Saudáveis

Um componente importante para se manter saudável é saber quais alimentos são bons e quais não são. Aqui está um plano de aula sobre o tema:

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Um componente importante para se manter saudável é saber quais alimentos são bons e quais não são. Os alunos vão gostar de aprender sobre isso, porque é uma coisa que eles sabem pouco sobre.

Aqui está um plano de aula de alimentos saudáveis e não saudáveis para estudantes de 1° ao 3° ano. Use isso em conjunto com sua temática sobre nutrição.

Ajude os alunos a entender o papel da comida em seus corpos, realizando os seguintes passos:

  • Peça aos alunos que compartilhem os tipos de alimentos que comem diariamente.
  • Discuta por que eles precisam comer e o que a comida faz pelos nossos corpos.
  • Compare nossos corpos com as máquinas e como para trabalhar precisamos do combustível dos alimentos.
  • Pergunte aos alunos o que aconteceria com eles se não comessem. Fale sobre como eles se sentiriam irritados, cansados, não teriam energia para brincar, etc.

Dicas de alimentação saudável

As seguintes dicas de alimentação saudável são fornecidas para ajudá-lo a levar essa lição sobre nutrição:

  • Coma no lanche frutas, pipoca sem manteiga ou alimentos naturais.
  • Beba muita água.
  • Coma legumes no almoço e jantar.
  • Limite a quantidade de alimentos gordurosos e salgados, como batatas fritas e salgadinhos.
  • Beba leite, tome iogurte e coma queijos com baixo teor de gordura.
  • Desfrute de saladas com frequência.
  • Incentive sua família e amigos a comerem de forma saudável com você.

Atividade

Para essa atividade, os alunos determinarão quais alimentos são saudáveis ​​ou não.

Materiais

  • Fio
  • Saco do lixo

Instrução Direta

Siga estes passos para completar o plano de aula de nutrição.

  • Alimentos saudáveis ​​são cheios de nutrientes que o nosso corpo precisa. Desafie os alunos a criar uma lista de alimentos e lanches saudáveis. Escreva essa lista no quadro diante do título “Alimentos Saudáveis”.
  • Se os alunos indicarem um alimento que não seja considerado saudável, como batatas fritas, liste esse item de na lista “Alimentos não saudáveis”.
  • Em seguida, peça aos alunos que listem alimentos que consideram insalubres. Alimentos processados ​​como salsichas e pizza devem ser listados nesta categoria.
  • Uma boa maneira de mostrar visualmente aos alunos os alimentos saudáveis ​​e não saudáveis ​​é segurar um carretel com fios e dizer aos alunos que o fio representa os nutrientes que estão nos alimentos saudáveis ​​que eles comem.
  • Em seguida, levante um saco de lixo e diga aos alunos que o lixo representa o açúcar, a gordura e os aditivos presentes nos alimentos não saudáveis ​​que eles comem.
  • Fale sobre como os alimentos pouco saudáveis ​​fazem muito pouco pela sua saúde e como os alimentos saudáveis ​​ajudam a alimentar seu corpo.
  • Uma vez que sua lista esteja completa, discuta por que os alimentos listados são considerados saudáveis ​​ou insalubres. Os alunos podem dizer que os alimentos saudáveis ​​fornecem ao nosso corpo combustível e vitaminas que dão energia aos nossos corpos.
  • Os alimentos não saudáveis ​​podem nos deixar doentes, cansados ​​ou irritados.

Atividade de Extensão

Para verificar a compreensão, pergunte aos alunos se alguém já esteve em um ferro-velho. Mostre aos outros alunos fotos de um ferro-velho e fale sobre como os itens no ferro-velho são coisas que as pessoas não podem mais usar.

Compare o ferro-velho com a comida não saudável. Fale sobre como os alimentos não saudáveis ​​que eles comem estão cheios de ingredientes que nosso corpo não pode usar.

Os alimentos não saudáveis são cheios de gordura e açúcar que nos deixam acima do peso e às vezes doentes. Lembre os alunos de comer de forma saudável e limitar ou evitar junk food.

Fechamento

Para se certificar de que os alunos realmente compreendem a diferença entre alimentos saudáveis ​​e não saudáveis, desafie os alunos a desenhar e rotular cinco alimentos saudáveis ​​e cinco insalubres.

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