Dinâmicas de entrevista de emprego: Como contratar o profissional ideal

Conheça técnicas e dinâmicas para recrutamento e seleção de novos funcionários para a sua empresa. Saiba como identificar os melhores candidatos para as vagas em aberto.

0

Para quem está procurando novos talentos para fazer parte de sua empresa, uma opção seria investir em dinâmicas de recrutamento e seleção. A aplicação desse tipo de atividade é útil para identificar pessoas com as melhores habilidades e os comportamentos mais adequados para o cargo pretendido. Por isso, separamos algumas dinâmicas que podem auxiliar o RH neste processo.

Crachá

1 Crachá

Os participantes devem estar sentados em um círculo. Após, entregue uma caneta, um papel e uma fita crepe. Os participantes terão 30 segundos para confeccionar um crachá a ser utilizado durante toda a entrevista.

Ao contrário do que se pensa, não se trata de identificar o crachá que ficou mais bonito, mas sim analisar como os participantes lidam com os desafios, pressão, organização e criatividade.

Se vira nos 5 minutos

2 Se vira nos 5 minutos

Os candidatos devem ser separados em pequenos grupos. Os mesmos recebem um papel com uma série de tarefas que devem ser executadas em um prazo determinado. Os participantes terão 5 minutos para realizar a atividade. Podem ser atividades simples, como providenciar um copo d’água, até mais complexas, como realizar uma entrevista, por exemplo. O que está em questão é a iniciativa do grupo de como cumprir com as ordens apresentadas.

 Anúncio classificado do empregado 

3  Anúncio classificado do empregado 

O participante deve se vender, se anunciar como em anúncio de empregos, daqueles que se vê em revistas, jornais ou internet. Deve mostrar ao avaliador como ele seria útil e proveitoso para a empresa.

Com isso, se analisa a apresentação do candidato, segurança, fluência verbal, organização de ideias e criatividade.

Simulação de vendas

4 Simulação de vendas

Deve-se separar os integrantes em subgrupos. A orientação é para que se construa um manual técnico para um produto a sua escolha. Deve ser definido nome, marca, características físicas, formas de uso, benefícios de utilização, preço. Através deste manual seu produto será vendido para outros subgrupos.

A partir deste teste, é possível impulsionar e avaliar criatividade, flexibilidade e adaptabilidade, clareza e objetividade, análise de conhecimento da área comercial, trabalho em equipe.

História rápida

5 História rápida

Deve-se dividir a turma em grupos de 4 pessoas. Cada grupo recebe uma folha com palavras aleatórias e uma folha em branco. O grupo precisa discutir e escrever uma história que contenha todas as palavras aleatórias (e em ordem) em 5 minutos. Depois, cada grupo apresenta a sua história para a turma.

Por meio dessa avaliação, pode-se medir o trabalho em equipe, foco, características criativas e raciocínio lógico.

Conselheiros e aconselhados

6 Conselheiros e aconselhados

Deve-se dividir a turma em 2 grupos, os “conselheiros” e os “aconselhados”.

Cada conselheiro recebe uma ficha contendo um perfil, exemplo: autoritário, preguiçoso, sugestivo, dócil, tímido.

Já para o grupo de aconselhados serão distribuídas fichas contendo um tópico sobre o qual ele precisaria de ajuda. Depois, forme duplas de conselheiros e aconselhados e cada uma encena o seu pedido e o conselho.

Logo depois, reuna-se com o grande grupo e discute-se sobre as vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de abordagem. Se foram ou não ideais, outras possíveis formas de solução etc.

Essa técnica visa avaliar a capacidade de trabalhar com a adversidade e problemas, além de saber como os participantes lidam com situações de conflito, podendo assim, traçar um perfil sobre suas características pessoais.

Nota-se que estes são procedimentos simples, mas que tem o poder de recrutar os melhores profissionais e que estão realmente aptos para o cargo. Que tal adotar essas técnicas em sua empresa?

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.