20 Dinâmicas de grupo para jovens

Sugestões engraçadas que podem ser utilizadas em grupos de jovens para promover a integração ou apresentação dos participantes, ou mesmo quebrar o gelo.

0

As dinâmicas de grupo são ferramentas normalmente usadas por profissionais de Recursos Humanos em processos seletivos. Com elas, é possível quebrar o gelo característico de uma seleção, além de promover a apresentação dos participantes. Empresas também utilizam essas dinâmicas para viabilizar a integração da equipe.

Porém, as brincadeiras ultrapassaram os limites organizacionais e ganharam espaço em rodas de amigos, convenções, gincanas e excursões. Com isso, os líderes conseguem desenvolver a empatia de forma a permitir que as pessoas consigam trabalhar em equipe com maior facilidade.

Se você é um profissional de RH, líder de uma comunidade ou apenas quer fazer algo diferente com seus amigos, trouxemos uma lista com várias sugestões de dinâmicas de grupo para jovens. A sugestão é trabalhar com grupos de até 20 pessoas para facilitar o processo. Com essas brincadeiras, não há “iceberg” que resista a ser quebrado!

1. Estourar o balão

dinâmicas de grupo divertidas: Estourar o Balão

Divida o grupo em duas equipes e, para cada pessoa, dê dois balões e um pedaço de barbante para amarrá-los à cintura. Os grupos devem estourar os balões um do outro sem deixar que os seus sejam estourados.

2. Semelhanças

Os integrantes devem ser separados em grupos de três e, em cada um, deve buscar semelhanças entre os integrantes.

3. Que bicho sou eu?

dinâmicas para grupo de jovens: Que Bicho Sou Eu?

Cada participante recebe uma folha em branco e lápis de cor para desenhar o bicho que melhor representa sua personalidade. Depois, o grupo troca os desenhos e os integrantes comentam o que imaginaram a partir do desenho recebido. Ou seja, um integrante tenta descobrir coisas do colega através do bicho desenhado.

4. Trem da alegria

Os participantes devem circular pela sala, se apresentando. Aí, começam a identificar possíveis características dos colegas. Depois, o tutor forma um trenzinho, chamando cada integrante pelo nome e apontando uma qualidade. Os demais devem seguir a brincadeira fazendo o mesmo.

5. Você me percebe?

dinâmicas de grupo quebra gelo: Você me Percebe?

Divida os participantes em dois círculos, dispondo um de frente ao outro. A dupla deve se olhar durante 30 segundos e, depois, se virar de costas, mudando alguma coisa no visual. Quando se virarem de volta, devem apontar aquilo que mudou no colega.

6. Quebra-cabeça

dinamicas de grupo trabalho em equipe: quebra-cabeça

Está aí um jogo que integra uma equipe como ninguém – ou não! Desmonte um quebra-cabeças e peça que o grupo monte em determinado espaço de tempo. Outra ideia é ter dois jogos iguais e dividir os participantes em dois grupos, cada um com um líder. Ele é quem vai delegar as ações de cada membro da sua equipe.

7. Um corpo só

Divida os participantes em dois grupos e dê aos membros uma folha de papel e pincéis. Cada um deve escolher uma parte do corpo humano e desenhá-la sem, no entanto, deixar que os colegas vejam. Quando tudo estiver terminado, os participantes recortam as partes e vão compondo um corpo humano.

8. Quem se importa

dinâmicas de grupo rápidas e engraçadas: Quem se Importa?

Pensar coletivamente. Essa é a análise feita por essa dinâmica fácil de ser estruturada. Divida os participantes em grupos de três e deixe sobrar um deles. Cada grupo formará uma casa, com dois formando a estrutura e um sendo o morador. As casas devem formar um círculo e aquele que ficou de fora ficará dentro dele. Aquele que ficou de fora deve dar uma das seguintes ordens:

  • todos os moradores devem trocar de casa
  • todas as casas devem mudar de lugar, trocando os pares
  • “terremoto”, no qual moradores e casas devem trocar de lugar

Em todas as opções, o colega que ficou do lado de fora tentar tomar o lugar de outro e, desse modo, deixará alguém do lado de fora das casas. A discussão é “como é ficar sem casa”? “Como é se colocar no lugar do outro que não tinha uma casa”?

9. Jogo do certo ou errado

Ao longo da vida, sempre nos deparamos com situações que nos permitem questionamentos sobre o que é certo ou errado. A dinâmica trabalha como as enfrentamos! Para executá-la, você precisará de fichas contendo conceitos adequados e inadequados referentes a determinado tema, além de duas caixas de papelão.

Nas caixas, escreva os termos “certo” e “errado” em cada uma, na qual devem ser depositados os conceitos discutidos em grupo.

10. Brincadeira da impulsividade e erro

Agir sem pensar nas consequências é um erro que muitos de nós cometemos! A dinâmica discute justamente isso! Primeiro, o grupo se senta em círculo e, em uma folha de papel, cada um deve riscar ou escrever o que quiser. Depois, as folhas devem ser amassadas. Peça a eles para desamassá-las e limpar tudo aquilo que foi escrito ou desenhado. Será que o papel ficará como antes?

11. Carregando as cargas do outro

Distribua uma folha de papel entre os participantes e, nela, cada um deverá escrever um problema pelo qual está passando, sem se identificar. As folhas devem ser colocadas em uma caixinha e, depois, retiradas por cada integrante para discussão em uma roda de debates.

12. Dinâmica dos meus sentimentos

Expressar seus próprios sentimentos não é tarefa fácil, mas essa dinâmica pode ajudar nessa tarefa. Usando folhas de papel e lápis de cor, peça que os participantes relatem o que estão sentindo por meio de desenhos. O que for desenhado pode ser exposto e comentado em um grupo só com todos os participantes ou em parcelas menores.

13. Identificação com a natureza

 dinamicas de grupo psicologia

Jogos de identificação com elementos naturais são excelentes formas de conhecer o outro. Neste, você precisará de figuras que representem a natureza, papel e caneta.

Cada participante da dinâmica deve escolher um elemento que o represente, refletir sobre por que o escolheu e descrever isso em sua folha. Depois, as análises e reflexões devem ser compartilhadas em grupos.

14. O outro lado

Esta dinâmica busca desenvolver o trabalho em grupo. Peça que todos os participantes se concentrem no fundo da sala, encostados em uma parede. Sem mencionar sobre o que se trata o trabalho, distribua obstáculos na sala, como caixas e cadeiras. Depois, peça que o grupo chegue até o outro lado da sala, com todos juntos, da melhor maneira possível. Ao executar a tarefa, converse com os integrantes discutindo pontos, como cada um sentiu, quem percebeu ser desrespeitado, entre outros itens.

15. Construindo uma cidade

Escreva nomes de profissões em fichas de papel e distribua entre os participantes, pedindo que eles as represente. Depois, simule uma viagem de navio para uma cidade distante que deve ser construída. No meio do itinerário, o navio afunda e o grupo deve decidir, entre eles, quais participantes devem ser salvos devido à importância de seu trabalho para a nova cidade.

16. Números

Dinâmica Engraçadas para grupo de jovens - Números

Identidade pessoal e a importância de se encontrar como indivíduo único. Este é o objetivo dessa dinâmica. Distribua, entre os participantes, cartões contendo um número cada. Porém, não revele a ninguém que os números são únicos. Depois, peça que eles tentem encontrar seus pares junto aos colegas. Não vão encontrar, obviamente, e o ponto da discussão é justamente se enxergar como únicos e irrepetíveis.

17. A maleta

A dinâmica vai analisar a sociedade estruturada sobre interesses particulares e como isso pode ser mudado pela solidariedade. Você vai precisar de uma maleta fechada, a chave da maleta, duas folhas de papel, dois lápis sem ponta e dois apontadores. Divida o grupo em duas equipes, dando a uma a maleta, os dois lápis e as folhas de papel que, neste ponto, serão colocadas dentro da maleta; à outra, entregue a chave e os apontadores.

O objetivo é que as equipes negociem o material entre si com o objetivo de escrever nas folhas a frase: Eu tenho comida e trabalho. Vencerá quem entregar a frase escrita primeiro.

18. A Bala

A dinâmica vai permitir analisar o sentimento de solidariedade. Você vai precisar de duas varas ou cabos de vassoura, barbantes e balas. Separe dois voluntários e peça para que abram os braços. Amarre a vara ou cabo nos ombros dos dois, de forma que acompanhe os braços sem permitir dobrá-los. Coloque as balas sobre a mesa e peça que os dois tentem chupá-las, sem dobrar os braços amarrados. E aí, como se saíram?

19. Brincadeira das camisetas

Você vai precisar de folhas de jornal, pincéis ou canetas, alfinetes ou fita adesiva e tesoura. Distribua as folhas entre os participantes e peça que as cortem em forma de camisetas. Nelas, devem escrever ou desenhar algo que represente sua profissão. Depois, circulam pela sala, trocando ideias com os colegas, falando sobre o que gostam ou não em seu trabalho.

20. Virando pelo avesso

dinamicas para grupo de jovens cristãos: Virando pelo Avesso

Com organização, um grupo pode atingir seu objetivo de maneira muito mais fácil. Essa é a ideia transmitida pela dinâmica. Organize o grupo em círculos, de mãos dadas, porém de costas para o centro. Peça que tentem voltar-se para dentro da roda, sem soltar as mãos. A ideia é fazer com que os participantes se organizem em torno do objetivo.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.