7 Dinâmicas de motivação

Conheça as nossas dicas e sugestões de atividades para motivar e integrar equipes de trabalho e turmas de alunos.

0

A motivação é um elemento crucial para o bom andamento de qualquer equipe. Desde turmas de alunos, até grandes equipes de colaboradores. Porém, os gestores devem estar sempre atentos ao fato de que ela precisa ser constantemente renovada.

Para ajudar no processo de renovação, as dinâmicas para motivação constituem importantes aliadas. Ações simples como essas podem aumentar o engajamento, produtividade, além de estimular o alcance de metas.

Esse tipo de estímulo também é capaz de levantar a autoestima, fortalecer os times e deixá-los muito determinados. Uma vez que os participantes se sentem valorizados e reconhecidos, consequentemente se tornam mais empenhados.

Conheça as nossas sugestões de dinâmicas para motivação e lembre-se de que, ao realizá-las, elas devem estar em consonância com o ambiente em que estão sendo aplicadas. Quanto mais a ação fizer sentido para o grupo, maiores são as chances de sucesso no alcance do objetivo.

Dinâmica para Trabalho em Equipe

Vamos dar as mãos?

Ideal para integrar o grupo e motivar o trabalho em equipe, a dinâmica é muito comum para preparar equipes para enfrentar situações em que as ações precisam ser planejadas, ao invés de ter apenas atuações pontuais nos momentos de crise.

Coloque todos os participantes de mãos dadas em um círculo. Peça para que eles memorizem quem está ao seu lado direito e esquerdo. Feito isso, eles devem soltar as mãos e andar aleatoriamente pela sala.

Coloque uma cartolina no centro da sala e peça que todos fiquem sobre ela ao mesmo tempo. Depois, cada um deve dar as mãos para os parceiros, tanto o da mão esquerda, quanto o da direita. O objetivo é deixar o círculo no formato original sem que ninguém solte as mãos. Eles terão que fazer inúmeras acrobacias para cumprir essa tarefa.

Ilha do tesouro

Consegue mostrar para as pessoas como o trabalho em equipe se torna mais eficiente e que um objetivo comum é mais fácil de ser alcançado quando os esforços se somam. Em um canto da sala coloque uma folha de jornal com alguns chocolates ou qualquer outro prêmio. Essa folha será a ilha do tesouro.

Distribua outras folhas de jornal de modo aleatório por todo o espaço da sala. Os participantes devem ser colocados em dupla, e cada uma delas deverá se posicionar em cima de um dos jornais.

O objetivo das duplas é chegar até a ilha do tesouro sem rasgar o jornal em que estão, mas ao mesmo tempo, sem pisar fora dele. Incentive as duplas a usarem a criatividade e a se ajudarem para que elas alcancem o objetivo mais rápido.

Dinâmica das cores

Ajuda a fortalecer e amadurecer o vínculo entre uma equipe de colaboradores, além de deixá-los abertos para a recepção de feedbacks. Coloque todos os participantes sentados em uma mesa redonda e por meio de um sorteio os participantes descobrirão sobre quem eles deverão opinar.

Antes de começar, instrua-os a não escrever ofensas aos colegas e nem sugerir a realização de ações impossíveis. Dito isso, distribua papéis e peça para que montem as seguintes colunas: continue a/ comece a / pare de.

Dado um determinado tempo, eles deverão preencher a tabela de acordo com as atitudes do colega que devem dar o feedback. Sem identificar o autor das opiniões, entregue a folha para o respectivo colaborador.

Por meio dela ele poderá conhecer os aspectos verdes, ou seja, aquelas atitudes que ele pode tomar para melhorar o seu desempenho. Os amarelos dizem respeito às boas ações, que devem ser continuadas, e o vermelho àquelas que devem parar de acontecer.

Dinâmica para Jovens

Juventude e comunicação

Essa dinâmica possibilita que os participantes, a partir da análise de atitudes realizadas no passado, ganhem novos impulsos para as experiências futuras. A atividade proporciona momentos valiosos de autoconhecimento e reflexão.

Distribua folhas de papel e lápis para cada um dos participantes. Peça que eles façam um desenho que os represente, sendo homem ou mulher. Terminados os desenhos, dê as seguintes instruções:

  • Diante dos olhos descreva três coisas que já viu e que mais te impressionaram;
  • Diante da boca anote as três palavras, expressões ou atitudes que mais se arrepende ao longo de toda a vida;
  • Diante da cabeça escreva três ideia que você acredita e não abre mão de forma alguma;
  • Diante do coração liste os seu três grandes amores;
  • Diante das mãos escreva três atitudes que teve no decorrer na vida e que mais lhe dão orgulho;
  • Diante dos pés escreva os maiores problemas ou situações embaraçosas em que já se meteu.

Assim que todos tiverem terminado abra espaços para as discussões. Estimule os participantes a compartilhar as frases, algumas de suas experiências e como elas podem ser úteis para evitar erros no futuro.

Dinâmica para Alunos, Professores ou para Empresas

Aceita o desafio?

Essa dinâmica tem um desfecho surpreendente. É ideal para ser feita no início de atividades em grupo, uma vez que, além de ser um momento de quebrar o gelo entre os participantes, estimula as pessoas a abrirem a mente para as demais ações.

O objetivo, além de motivar, é fazer a integração do grupo e estimular a criatividade e a superação dos desafios. Para a execução será necessário uma caixa média, embrulhada com papel preto ou pardo, de forma que seja impossível ver o conteúdo.

Separe-os em dois grupos iguais e coloque-os em círculos, intercalando os participantes das duas equipes. Entregue a caixa do desafio para qualquer um dos participantes e explique que dentro dela há um grande desafio que precisa ser cumprido.

Coloque uma música para tocar e peça para que eles passem a caixa de um lado para o outro. Quando a música parar, o participante que estiver com a caixa deverá cumprir a missão.

Explique que se ele falhar no desafio deverá cumprir um mico, será expulso da dinâmica e sua equipe perderá quatro pontos. Porém, se concluir com sucesso ele somará três pontos para o time.

O participante poderá escolher, ainda, se vai cumprir o desafio, passar o desafio para outra pessoa do mesmo grupo ou passar para um adversário. Se a pessoa não aceitar, o novo escolhido poderá escolher entre as mesmas opções, só não vale devolver para o primeiro sorteado.

Caso ela opte em passar a caixa novamente, a terceira pessoa será obrigada a cumprir o desafio. Ao rasgar o papel ela descobrirá que a missão é se deliciar com todos os chocolates. Com essa surpresa será possível analisar o perfil daqueles que têm ousadia e os que gostam de passar os problemas adiante.

Dinâmica para Empresas

Carta para você do futuro

É uma ação ideal para empresas que possuem muitos funcionários em seu quadro e precisam deixá-los mais motivados, ou alcançar uma meta, por exemplo. Distribua folhas de papel e canetas e peça para que escrevam cartas sobre como se sentem no momento e quais são as expectativas para os próximos 60 dias.

Passado o tempo previsto a empresa irá entregar as cartas para os funcionários. Após a leitura motive os colaboradores a dizer quais os pontos melhoraram nos últimos dias e quais são aqueles que ainda precisam melhorar, e como isso pode ser alcançado.

Missão impossível

É uma boa pedida para integrar funcionários de um mesmo departamento, fazendo com que as pessoas trabalhem juntas buscando um objetivo comum. Para execução é necessário imprimir algumas cópias da missão corporativa da empresa, além de folhas de papel e caneta.

Para começar discuta com todos os participantes o conceito e a importância da missão corporativa. Forme grupos de três a cinco pessoas pertencentes ao mesmo departamento e entregue para eles as cópias da missão, papel em branco e caneta. A tarefa deles será trabalhar em conjunto para desenvolver missões específicas para o setor em que trabalham.

Lembre-os da importância de que elas estejam em conformidade com as missões já existentes na empresa. Quanto estiverem prontas, para estimulá-los diariamente elas poderão ser colocadas em um mural ou quadro de lembretes do setor.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.