Dinâmicas de relaxamento para o trabalho 

A repetição do cotidiano cansativo de tarefas pode causar desmotivação e exaustão física e mental, o que além de ser gerar doenças, diminui o índice de produtividade das pessoas e a rentabilidade da empresa.

0

Para evitar o estresse e a ansiedade de seus colaboradores no trabalho, confira algumas dinâmicas fáceis de grupo, que podem ser feitas antes do início das tarefas ou na metade  do expediente. Você mesmo pode ser o instrutor!

1 Meditação

Meditação

Nesta dinâmica você deve reunir o grupo e pedir que se sentem de forma confortável no chão, se houver estrutura que possibilite que todos possam se deitar, melhor ainda.

Coloque uma música bem relaxante ao fundo, de preferência instrumental, peça para os participantes fecharem os olhos e convide-os a meditar e respirar profundamente, sempre pensando em coisas positivas, o que diminui o estresse e a ansiedade do dia a dia.  

O exercício pode ser feito de 10 a 15 minutos, e o ideal é que o local para medição seja confortável, com tapetes ou puffs que permitam o relaxamento das pessoas.

2 Massagem

Massagem

Essa dinâmica é mais indicada para grupos que trabalham em conjunto há bastante tempo e tenham um certo grau de intimidade, pois precisam tocar e serem tocados.  

Forme um círculo com todos os participantes, peça para que fiquem de costas em relação a pessoa que está à frente.

As pessoas devem massagear os ombros, pescoço e as costas do colega.

Em seguida, é hora de mudar, peça que o grupo inverta a posição. A dinâmica deve durar de 5 a 10 minutos. Quando acabar, todos estarão massageados e bem relaxados.

3 Compartilhe emoções

Compartilhe emoções

Nesta dinâmica você vai precisar de papel em branco cortado em pequenas tiras, canetas e uma pequena lixeira.

A ideia é que os participantes sejam convidados a pensar em três sentimentos negativos que estão sentindo naquele momento, como ansiedade e estresse e escrevê-los individualmente num papel e, para cada sensação ruim,  escolher e escrever três sentimentos positivos para substituir por aquele que está lhes preocupando.

A ideia é que no cotidiano, a cada vez que o colaborador se deparar com emoções intrusivas, ele possa saber como reciclá-las e transformá-las em algo de construtivo e que motive seu trabalho e o bom desempenho.

4 Teia de lã

Teia de lã

Peça para os participantes fazerem um círculo. Dê a uma pessoa um bola de lã e solicite que ela diga um sonho que deseja alcançar por meio do trabalho na empresa, e em seguida a pessoa deve continuar com sua parte da linha e jogar a bola para outra.

Cada trabalhador deve passar pelo mesmo processo até que todos tenham participado. Ao final, dois ou três trabalhadores devem soltar sua parte da teia que irá cair se desfazendo. Nesse momento, você deve destacar a importância de todos trabalharem juntos, e apoiarem e encorajarem uns aos outros para alcançar os objetivos e sonhos.

5 Promova festas de aniversário

Promova festas de aniversário

Por meio da equipe de comunicação interna da empresa faça todos saberem da data de aniversário de cada um e promova uma pequena festa de celebração. Você pode fazer um bolo, comprar para o aniversariante, ou, se a empresa ainda for muito pequena e não tiver dinheiro sobrando, organize uma colaboração coletiva.

Se em único mês houver muitos aniversariantes, marque uma data, como a última sexta-feira do mês para celebrar o aniversário de todos em conjunto.

Essas momentos de descontração contribuem para a integração da equipe, trazem sentimentos positivos, combatem o cansaço de rotinas repetitivas e descansam a mente.

6 Envolva as pessoas – a opinião da equipe é importante

Envolva as pessoas – a opinião da equipe é importante

Para que os trabalhadores se sintam motivados, você deve fazer com que surja o sentimento de time na empresa. Isso só pode ser feito se a companhia valorizar a opinião e a qualidade de vida de seus colaboradores.

Pensando nisso, promova encontros todo o mês, ou duas vezes ao mês, com toda a equipe reunida, para que cada pessoa possa dizer o que acha da forma como realiza as atividades no dia a dia. Peça ideias de aperfeiçoamento para a empresa, e dicas para mudar o que pode estar dando errado.

Nesses encontros você pode agradecer a equipe pelo ótimo trabalho em conjunto, destacar o trabalho de quem realiza as atividades com qualidade e dedicação.

Também é interessante informar alguns planos seus para o futuro da empresa e como espera realizá-los por meio da dedicação de cada colaborador.

Os profissionais devem entender a  importância deles para as metas que a empresa deseja alcançar. Os objetivos de crescimento para a empresa precisam estar conectadas com a ideia de crescimento próprio e reconhecimento individual.

Para que os colaboradores possam aperfeiçoar o trabalho que realizam no dia a dia, eles precisam do feedback de um superior. Tirar um tempo para ouvi-los e fazer um levantamento do caminho percorrido a cada reunião, é uma forma de proporcionar que eles se sintam importantes e responsáveis  por aquilo o que fazem.

Envolvê-los no processo de crescimento da empresa pode ser ótimo para o bem-estar de todos e excelente para os negócios.

7 Dicas para o bem-estar no trabalho

Dicas para o bem-estar no trabalho

Além de organizar dinâmicas que envolvam mais o time e causem relaxamento, para o bem-estar dos colaboradores você também deve prestar atenção no conforto do ambiente profissional.

Deve ficar atento se o local está limpo, se disponibiliza água, lanches rápidos e se o  ar-condicionado está numa temperatura agradável. Também é importante lembrar as pessoas de beberem água regularmente, irem ao banheiro e, se o trabalho consumir muita energia física e mental, como as atividades de escritório e escrita no computador, orientar para que deem uma pausa entre um exercício e outro e descansem a visão.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.