Dinâmicas quebra-gelo para a volta às aulas

A integração entre os alunos no início de semestre pode ser facilitada por meio de dinâmicas que contribuem, também, para a retomada do conteúdo.

Início de semestre letivo, volta às aulas e sempre fica aquele clima de férias deixadas para trás acompanhado da leve amnésia quanto ao conteúdo estudado antes dos dias de folga. Essa situação requer um empurrãozinho no entrosamento da turma e retomada da vida escolar o que pode ser feito por meio das chamadas dinâmicas quebra-gelo.

Muito comum nos processos seletivos de empresas, esse tipo de procedimento pode ser aplicado em sala no primeiro dia de aula. Confira, a seguir, opções de dinâmicas quebra-gelo para colocar em prática com seus alunos.

JOGO DOS BILHETES

Essa é legal para exercitar a comunicação e relembrar conteúdos já estudados. Vamos ver como funciona?

Material necessário: fita adesiva e pedaços de papel

Como fazer: primeiro, posicione os participantes em uma fila à sua frente e cole, nas costas de cada um, bilhetes contendo frases que devem ser adivinhadas. Os demais colegas devem ler as mensagens e tentar decifrar as respostas. Quando todos tiverem brincado, peça que os alunos tentem adivinhar o que estava escrito em seus respectivos bilhetes.

Na frases, podem vir perguntas sobre conteúdos vistos no semestre anterior.

DINÂMICA DO EMBOLADÃO

Entrou aluno novo na sala? A turma não está bem entrosada? Aposte na dinâmica do emboladão.

Como fazer: forme um círculo com os participantes e peça que cada um decore quem está nos lados direito e esquerdo. Depois, oriente os alunos a caminhar pela sala e, em seguida, diga que se abracem no centro do círculo. Porém, eles devem dar as mãos àqueles que estavam ao seu lado no começo da brincadeira. Feito isso, peça que abram a roda, sem soltar as mãos, usando a criatividade.

DINÂMICA DE APRESENTAÇÃO

Mais uma para turmas com alunos novos e que, também, precisam dar uma reforçada no conteúdo.

Material necessário: uma bolinha de papel, ping pong ou qualquer uma que você tenha

Como fazer: jogue a bolinha para um dos participantes e peça que o escolhido se apresente em um minuto, além de comentar sobre algum conteúdo visto no semestre anterior. Esse aluno deve jogar a bola para outro colega que deve repetir o que o anterior falou, além de dar suas próprias informações. O jogo segue até que o último aluno se apresente.

TOCAR O CEGO

A dinâmica a seguir vale para alunos de todas as idades e serve para desenvolver perspectivas dos alunos.

Como fazer: disponha os alunos em círculo colocando um deles no centro de olhos vendados. Um dos colegas deve se levantar, tocar o que está no meio do círculo e sentar-se novamente. O que foi tocado tem que adivinhar que chegou até ele por meio de movimentos característicos.

DINÂMICA DAS BALAS

Nova dinâmica para quem quer fazer uma retrospectiva de assuntos abordados no semestre anterior.

Material necessário: balas de diferentes sabores e tiras de papel

Como fazer: escreva, em cada tira de papel, perguntas relacionadas aos conteúdos estudados anteriormente e cole-as nas balas. Lembre-se de separar o número de tiras correspondente à quantidade de alunos da turma. Vá distribuindo as balas e peça que cada aluno leia a pergunta escrita e responda para toda a classe.

DINÂMICA DA VERDADE OU MENTIRA

A dinâmica é bem simples e pode trabalhar, tanto memorização dos nomes quanto dos conteúdos já estudados.

Material necessário: bilhetes de papel

Como fazer: distribua os bilhetes entre os alunos e peça que eles escrevam três frases sobre determinado conteúdo, sendo uma delas falsa. Os participantes devem anotar seus nomes nos respectivos bilhetes e entregá-los à você. Quando todos os papéis estiverem reunidos, leia a primeira frase de cada bilhete, pedindo que os colegas tentem adivinhar quem foi o autor.

Caso a turma seja de alunos menores, obviamente, não haverá tanto conteúdo a ser relembrado. Por isso, varie as perguntas pedindo que as crianças coloque suas características e hobbies, fazendo com que os colegas tentem identificá-los.

DINÂMICA DO BARBANTE

Bastante conhecida, é excelente para promover a integração entre os alunos, especialmente, quando a turma é nova.

Material necessário: novelo grande de barbante

Como fazer: escreva no quadro algumas perguntas para apresentação dos alunos, como idade, hobbies, perspectivas para o futuro, esporte favorito, bichinhos de estimação, entre outros. Jogue o novelo para o primeiro aluno e faça as perguntas dispostas no quadro. Ele deverá se apresentar, responder às perguntas, segurar a ponta do barbante e repassar para o colega, repetindo o procedimento.

DINÂMICA PRIMEIRO DIA DE AULA

Essa faz com que os alunos se movimentem e testem seus conhecimentos de formas variadas.

Material necessário: apito, relógio e lista de atividades
Como fazer: divida os alunos em grupos, nomeando-os com cores. Peça que cada grupo faça uma fila à sua frente. Agora, comece a sugerir as atividades listadas. Por exemplo: três minutos para se organizar em ordem crescente de idade. Depois, o mesmo tempo de organização em ordem alfabética. Ao final de cada prazo, faça soar o apito para encerrar o tempo.

DINÂMICA DA MÍMICA

Por fim, mais uma para apresentação e memorização. Vamos ver como funciona?

Como fazer: organize um círculo com os alunos e, depois, peça que cada um vá ao centro da roda. Lá, devem falar seu nome completo seguido de um gesto ou mímica. Depois, os colegas devem repetir o nome e, também, o gesto feito por ele.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.