Dinâmicas para ensinar os alunos de forma divertida

A maioria dos jogos usados nessas dinâmicas são populares e fáceis de se fazer, então os estudantes não devem ter muita dificuldade em aprender as regras.

0

Você adora usar jogos em sua sala de aula para envolver os alunos com o aprendizado deles? Muitos professores usam jogos durante uma atividade exaustiva para que o conteúdo possa ser ensinado com mais facilidade.

É uma maneira nova e inovadora de os alunos trabalharem com o conteúdo em um nível diferente. Um professor dedicado a ensinar seus alunos sente uma sensação de dever cumprido depois de ter ensinado bem uma lição.

Esse sentimento só acontece quando você faz o melhor que pode e quando descobre que seus alunos participaram da lição e aprenderam algo novo no processo. Afinal, ensinar é uma arte e certamente não é algo fácil para todos.

Alguns professores podem tornar interessantes as lições interessantes, enquanto outros podem tornar as lições mais instigantes.

Uma maneira simples e eficaz de incentivar o aprendizado em sala de aula e torná-lo divertido é usar jogos e atividades divertidas em sala de aula. Aqui estão algumas idéias que podem ajudar.

Jogo da bola louca

Prepare um questionário para o jogo com base em um tópico que você ensinou recentemente para a turma. Divida a turma em duas equipes e escolha um aluno de uma das equipes para responder à primeira pergunta.

Não permita que as equipes discutam as respostas entre si, pois o único objetivo é testar a compreensão de cada aluno sobre o tópico. Se o aluno escolhido responder corretamente, ele jogará uma bola em um dos três copos de papel, cada um marcado com 5, 10 ou 15 pontos, ganhando pontos para seu time.

Mantenha os pontos anotados para que as equipes possam acompanhar o progresso. Continue a jogar o jogo entre as equipes até que você tenha feito todas as perguntas. A equipe com o número máximo de pontos ganha. Os prêmios podem ser escolhidos de acordo com o que o docente achar viável.

Jogo das notas adesivas

Aqui está uma diversão no jogo clássico americano. Use notas adesivas para escrever palavras aleatórias (relevantes para o currículo da série) nelas. Coloque uma das notas na cabeça de um aluno sem permitir que ela olhe para a palavra.

O estudante tem que descobrir qual é a palavra em sua testa através de pistas dos seus colegas. Se a palavra na nota é ‘flor’, então as dicas podem ser ‘polinização’, ‘colorido’, etc.

Placa de dardo

Crie uma placa de dardo gigante e escreva uma pergunta sobre os alvos. Em seguida, chame os alunos em ordem aleatória para lançar um dardo e responder à pergunta que o dardo acertar.

Banco imobiliário educativo

Este pode ser um jogo popular com a classe porque você não tem que dividi-los em equipes para jogar. Prepare um questionário sobre um determinado tópico e faça moedas falsas e distribua-as igualmente entre seus alunos.

Permita que eles apostem seu dinheiro com base em quão confiantes eles se sentem sobre a pergunta que você faz. Se eles obtiverem a resposta correta, eles conseguirão manter o dinheiro, senão perdem o dinheiro para o próximo jogador. Jogue um mínimo de três rodadas para que o dinheiro seja passado em número suficiente de vezes. O aluno que tiver mais dinheiro no final do jogo ganha.

Bola no polegar

Pegue uma bola e escreva várias perguntas sobre ela. Em seguida, faça os alunos se sentarem em círculo. Quando um aluno pega a bola, ela tem que responder a pergunta que seu polegar direito está tocando.

Se ele soltar a bola, você pode jogá-la de volta no círculo. Continue o jogo até que todas as perguntas tenham sido respondidas.

Jogos simples como esses não apenas ajudarão você a praticar as lições com seus alunos na classe, mas também ajudarão o vínculo da classe! Eu adoraria ouvir outras ideias que você tenha para tornar o aprendizado em sala de aula mais divertido.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.