51 dinâmicas para ensinar Redação no Ensino Fundamental
Os alunos do ensino fundamental devem escrever regularmente. Além disso, devem aprender vários estilos de escrita para uma variedade de públicos.
Os alunos do ensino fundamental devem escrever regularmente. Além disso, devem aprender vários estilos de escrita para uma variedade de públicos. Projetos úteis de redação para alunos de ensino fundamental incluem ensaios de opinião, informativos e narrativos, bem como projetos de pesquisa de curta duração.
Para muitos estudantes, a parte mais difícil da escrita é encarar a página em branco. As seguintes dinâmicas de escrita fornecem muita inspiração para ajudar seus alunos a começarem uma série de diferentes tarefas de redação. Confira:
Redação Narrativa
Redações narrativas contam uma história baseada em eventos reais ou imaginários. Os alunos devem usar a escrita descritiva e o diálogo para contar sua história.
- Coisas assustadoras. Pense em algo que te assusta e explique o que o torna tão assustador.
- Mau humor. Descreva um dia em que você estava rabugento. O que fez você tão mal-humorado e como você ficou de bom humor?
- Regras escolares. Se você pudesse criar uma nova regra de escola, qual seria? Como sua regra mudaria um dia na escola?
- Viagem agitada. Imagine que você poderia estalar os dedos e estar em qualquer outro lugar do mundo. Escreva sobre onde você iria.
- Contos de família. Qual é a história mais interessante que um membro da sua família já contou sobre sua vida?
- Alimentos para sempre. Se você pudesse comer apenas um alimento pelo resto da vida, o que escolheria?
- Livro vinculado. Se você pudesse ser o personagem principal do seu livro favorito, quem você seria? Escreva sobre uma aventura que você possa ter.
- Tudo em Dobro. Imagine que você tem um gêmeo idêntico que é uma classe diferente de você. Que brincadeiras você faria com seus professores e colegas?
- Vida do Saci. Você já ouviu falar do Saci Pererê? Imagine que você é ele. Descreva sua vida.
- Perdido. Você já se perdeu? Escreva sobre a experiência.
- Festa Perfeita. Descreva como seria a festa de aniversário perfeita.
- A bondade conta. Você recebe R$ 100 para fazer atos aleatórios de bondade para os outros. O que você faz?
- Apagando uma memória. Descreva algo que aconteceu com você e que você gostaria de esquecer. Explique porquê.
Redação Opinativa
Ao redigir uma redação opinativa, os alunos devem expressar claramente sua opinião. Em seguida, explicam sua opinião com razões e fatos sólidos. As redações devem ter um parágrafo final com um resumo do argumento, geralmente.
- Seja um amigo. O que significa ser um bom amigo?
- Mais velho ou mais novo? Você prefere ser mais velho do que você é agora ou mais novo? Por quê?
- Olá? Algumas crianças no ensino fundamental têm telefones celulares. Você tem? Você acha isso bom ou ruim?
- Melhores animais de estimação. Qual animal é o melhor animal de estimação? Dê pelo menos três razões para sua opinião.
- Linguarudo. Se você visse um dos seus amigos fazendo algo que você sabia que estava errado, você deveria falar sobre isso? Por que sim ou por que não?
- Favoritos da escola. Qual você acha que é a melhor disciplina na escola? O que faz com que ela seja a melhor?
- Sem Limites. Existe um programa de TV que você não está autorizado a assistir ou um videogame que você não pode jogar? Explique por que seus pais devem permitir isso.
- Escola nas Férias. Sua escola deve dar aula todos os dias do ano ou continuar a dar aos estudantes o período de férias? Por quê?
- Jogos violentos. Os videogames violentos levam as pessoas a exibir comportamento violento? Apoie sua opinião.
- Fãs de guloseimas. Os doces e refrigerantes devem estar disponíveis para os alunos na propriedade da escola? Por que sim ou por que não?
- Material Escolar. Qual é o material mais importante na sua sala de aula? O que a torna tão útil?
- Orgulho escolar. Qual é a melhor coisa de ser estudante na sua escola?
O que há em um nome? Se você pudesse mudar seu nome, qual escolheria e por quê?
Redação Descritiva
Textos informativos introduzem um tópico, explicam um processo ou descrevem uma ideia. Depois disso fornecem fatos, definições e detalhes. Os alunos devem organizar as informações relacionadas em parágrafos, a fim de escrever o texto mais lógico possível. Lembre-se de que eles também devem incluir parágrafos introdutórios e conclusivos.
- Super-heróis reais. Super-heróis em filmes e quadrinhos podem fazer coisas incríveis. Pense em alguém que você considera um herói na vida real. O que eles fazem (ou fizeram) que os torna um herói?
- Mentiroso. Alguém contou ao seu melhor amigo(a) uma mentira sobre você e seu amigo acreditou. Explique como você lidaria com a situação.
- Estudante e Professor. Pense em algo que você achou difícil de fazer inicialmente (como multiplicar ou amarrar seus sapatos), mas que agora você aprendeu. Explique o processo para que alguém possa aprender a fazê-lo.
- Feriados. Qual é seu feriado favorito? Explique como você o comemora.
- Babá de animais. Sua família saindo de férias e uma pessoa está vindo para cuidar de seus animais de estimação. Escreva uma nota explicando como cuidar deles.
- Sanduíche. Escreva o passo-a-passo para fazer o seu sanduíche favorito.
- Tarefas. Você tem uma tarefa doméstica pela qual você é responsável? Explique como fazê-la.
- Exercícios de Emergência. Pense em um treinamento de emergência que sua escola pratica. Escreva um artigo descrevendo exatamente como fazê-lo, como se você estivesse explicando para um aluno novato.
- Alergias. Você tem uma alergia grave a algo como amendoim ou leite. Escreva uma redação explicando por que é tão importante não entrar em contato com essa substância.
- Cores. Qual é a sua cor preferida? Escolha um animal ou objeto que seja dessa cor e descreva-o.
- Fatos Divertidos do Estado. Descreva alguns fatos interessantes sobre o seu estado para alguém que nunca tenha visitado.
- Tradições Familiares. Descreva uma tradição familiar única que sua família possui.
- Jogos. Qual seu jogo favorito? Explique as regras para alguém que nunca jogou antes.
Projetos de Pesquisa
Os alunos do ensino fundamental podem conduzir projetos de pesquisa simples que se baseiam em seus conhecimentos sobre um tópico. Eles devem usar mídias digitais e impressas para explorar o tópico, fazer anotações simples e criar um esquema básico antes de iniciar o processo de produção.
- História do Estado. Qual é a história do seu estado? Pesquise a história e escreva um texto sobre um evento importante que aconteceu no passado do seu estado.
- Marsupiais. Marsupiais são animais que carregam seus bebês em bolsas. Com exceção do gambá, todos os marsupiais vivem na Austrália. Escolha um deles para aprender mais.
- Insetos. Eles podem ser pequenos, mas os insetos desempenham um papel importante em nosso meio ambiente. Escolha um inseto para pesquisar e escrever um texto sobre suas características.
- Mandíbulas! Os tubarões-brancos são realmente comedores de gente? Pesquise esta questão e escreva um texto sobre sua resposta.
- Sinal de morcego. Como os morcegos usam a Ecolocalização?
- Exploradores. Escolha um explorador famoso (ou não tão famoso) para pesquisar sobre sua vida.
- Heróis de quadrinhos. Qual foi a primeira revista em quadrinhos publicada e sobre qual assunto ela tratava?
- Clima extremo. Escolha um evento climático extremo, como um tornado, furacão ou tsunami, e explique sua causa.
- Estação Espacial Internacional. Saiba mais sobre a Estação Espacial Internacional: como ela é usada, quem a visita e por que é importante. Escreva um texto sobre suas descobertas.
- Santos Dumont. Muitas pessoas conhecem Santos Dumont como pai fundador da aviação, mas ele também foi um inventor. Aprenda sobre algumas das coisas que ele inventou.
- Lendas. Pesquise uma lenda popular como a Cidade Perdida de Atlântida, Pé Grande ou Caipora. Escreva um texto descrevendo as evidências a favor ou contra a lenda.
- História dos famosos. Pesquise a infância de um artista e escreva um texto sobre o que você aprendeu.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.