10 dinâmicas divertidas para professores

As atividades realizadas em grupo incentivam o auto-conhecimento, estimulam a reflexão e ajudam os colegas de trabalho a se conectarem uns com os outros

O dia a dia da sala de aula não é nada fácil – os professores que os digam. A profissão exige responsabilidade, paciência e, acima de tudo, empatia, jogo de cintura e muito amor. São longas jornadas de trabalho, que exigem muito esforço e dedicação e, muitas vezes, não acabam nas escolas, se estendendo até aos lares.

A combinação de todos esses e outros fatores leva os professores a sentirem desmotivados com seu trabalho. Esgotados, eles não conseguem realizar seu trabalho com a qualidade costumeira.

Para reverter essa situação e dar gás aos profissionais, é importante que a administração e direção das escolas esteja atenta e aberta a ajudar os professores. Uma forma de demonstrar e realizar isso é por meio de dinâmicas em grupo.

Com um cunho mais motivacional ou leve, quando trabalhadas em momentos que exigem maior imersão, como em uma reunião de professores e no início de ano letivo, as dinâmicas colaboram para que as pessoas possam expor suas vulnerabilidades, se reconhecer em problemas e ideias comuns e, assim, se reconectar e sair com clareza do objetivo que os une.

Selecionamos 10 dinâmicas divertidas para professores que ajudam no auto-conhecimento, incentivam a aproximação entre os colegas ou podem ajudar a resgatar a motivação perdida. Confira!

Dinâmica dos anúncios classificados

Em uma folha, cada professor deve escrever um anúncio classificado sobre ele mesmo. É preciso oferecer algum tipo de serviço, mas sem se identificar.

Depois que todos escreverem seus anúncios, os classificados são colocados em uma parede. Os participantes da dinâmica têm 20 minutos para lê-los e tentar descobrir quem são as pessoas de cada um.

Finalizados os 20 minutos, o coordenador da dinâmica deve fazer as seguintes perguntas:

  1. Quem se reconheceu nos anúncios?
  2. Quantas pessoas pensavam se conhecer mas não se reconheceram?
  3. Como cada um se sentiu ao ver seu anúncio lido pelos outros?
  4. O que falta paro grupo se conhecer melhor?

Dinâmica da técnica de saída

Antes do início da dinâmica, avise aos professores que há a possibilidade deles se sentirem constrangidos durante a atividade, apesar deste ser o objetivo.

A ideia da dinâmica é ajudar as pessoas a abandonarem suas inibições. Por isso, a experiência da atividade é comparável a uma situação em que alguém se vê coagido por outro indivíduo e precisa, de alguma forma, se libertar.

Tudo começa com os professores, de braços entrelaçados, formando um círculo. Depois, um deles deve ficar de pé dentro deste círculo. Feito isso, o coordenador da atividade ordena que a pessoa de dentro do círculo saia. Como? Do jeito que ela puder e desejar. No entanto, há um obstáculo: os professores que formam o círculo não podem deixar que ela rompa o centro.

Quem está dentro do círculo tem de quatro a cinco minutos para conseguir sair. Dado este tempo, a dinâmica continua, mas com a substituição da pessoa que está no meio do círculo. Depois de todos terem vivido a experiência, os participantes se juntam e comentam sobre como se sentiram na atividade.

Dinâmica do espelho

Antes de tudo, pergunte para o grupo se alguém já fez a dinâmica. Caso sim, peça para a pessoa ajudar no suporte à atividade.

A dinâmica é feita com caixas com espelhos dentro. Organizados em círculo, cada participante recebe uma embalagem, que deve ser mantida fechada. Neste momento, eles não devem saber o que ela contém.

Depois de todos receberem as caixas, o condutor da atividade deve estimular a imaginação dos participantes fazendo comentários sobre o conteúdo da embalagem, mas sem revelá-lo. Um exemplo: “Aqui dentro tem a imagem de uma pessoa muito querida e importante para nossa escola…”

Individualmente, cada professor deve ser chamado à frente para abrir sua embalagem. O condutor da dinâmica instrui que ele não pode revelar quem está ali, mas deve comentar sobre as qualidades, talentos e pontos positivos da pessoa que tem a imagem dentro da caixa.

A atividade dá a oportunidade dos professores pensarem e exporem seus pontos fortes, habilidades, metas e sonhos. Quando for revelado que, na verdade, a caixa tinha um espelho, os participantes da dinâmica ficarão surpresos e emocionados. Não só puderam conhecer mais sobre seus colegas, mas também sobre si mesmos.

Dinâmica do Menininho

Será que todos os professores conseguem perceber a responsabilidade que carregam em sua profissão? De que forma eles estão ensinando seus alunos?

Esta dinâmica se propõe a refletir estes temas. Imprima o texto ‘O Menininho’ e depois, distribua-o, com a folha virada para baixo, aos participantes da atividade. Alguém do grupo deve ler o texto em voz alta.

Feita a leitura, todos devem se reunir e discutir sobre o texto. Quais foram as impressões de cada um? Depois, deve-se debater sobre a principal mensagem do texto: aprender é tão importante como a forma que se aprende. A partir dela, é preciso refletir sobre como é importante que os professores permitam a expressão individual da criatividade de cada aluno..

Confira o texto O Menininho abaixo:

O Menininho

Era uma vez um menininho. Ele era bastante pequeno. Sua escola era grande. Mas quando o menininho descobriu que podia ir a sua sala entrando pela porta da rua, ele ficou feliz. E a escola não parecia tão grande quanto antes. Uma manhã, quando o menininho estava na escola, a professora disse:

– Hoje nós iremos fazer um desenho.
– Que bom, pensou o menininho. Ele gostava de fazer desenhos. Ele podia fazê-los de todos os tipos: leões, tigres, galinhas, vacas, trens e barcos. Ele pegou sua caixa de
lápis de cor e começou a desenhar. Mas a professora disse:
– Espere, ainda não é hora de começar. E ele esperou até que todos estivessem prontos.
– Agora, disse a professora, nós iremos desenhar flores.
– Que bom, pensou o menininho. Ele gostava de desenhar flores e começou a desenhar flores com lápis rosa, laranja e azul. Mas a professora disse:
– Esperem, vou mostrar como fazer. E a flor era vermelha de caule verde.
– Assim – disse a professora, mostrando a sua flor. Agora vocês podem começar. Então, ele olhou para sua flor. Ele gostava mais da sua flor, mas não podia dizer isso. Ele
virou o papel e desenhou uma flor igual à da professora – uma flor vermelha de caule verde.
Num outro dia, quando o menininho estava em aula ao ar livre, a professora disse:
– Hoje iremos fazer alguma coisa com o barro.
– Que bom, pensou o menininho. Ele gostava de barro. Ele pensou que podia fazer todos os tipos de coisas com o barro: elefante, camundongos, carros e caminhões. Ele
começou a amassar sua bola de barro. Mas a professora disse:
– Esperem, não é hora de começar. E ela esperou que todos estivessem prontos.
– Agora – disse a professora – nós iremos fazer um prato.
– Que bom, pensou o menininho. Ele gostava de fazer pratos de todas as formas e tamanhos. A professora disse:
– Esperem, vou mostrar como se faz. E ela mostrou a todos como fazer um prato fundo.
– Assim – disse a professora. Agora vocês podem começar. O menininho olhou para o seu prato. Ele gostava mais do seu prato do que o da professora, mas ele não podia dizer isso. Ele amassou o seu barro numa grande bola novamente e fez um prato igual ao da professora. Era um prato fundo.
E muito cedo o menininho aprendeu a esperar e olhar, e fazer as coisas exatamente como a professora. E muito cedo ele não fazia mais coisas por si próprio. Foi então que o menininho e sua família se mudaram para outra casa, em outra cidade, e o menininho tinha que ir para outra escola. Esta escola era ainda maior que a primeira. E não havia porta da rua para a sua sala. Ele tinha que subir degraus até a sua sala. E, no primeiro dia, ele estava lá e a professora disse:
– Hoje nós vamos fazer um desenho.
– Que bom, pensou o menininho – e ele esperou que a professora dissesse o que fazer. Mas a professora não disse nada. Ela apenas andava na sala. Veio até o menininho
e disse:
– Você não quer desenhar? – Sim – disse o menininho – mas o que vamos desenhar?
– Eu não sei, até que você faça – disse a professora.
– Como posso fazer? – perguntou o menininho.
– Da maneira que você gostar – disse a professora.
– E de que cor? – perguntou o menininho.
– Se todo mundo fizer o mesmo desenho e usar as mesmas cores, como eu posso saber quem fez o quê? E qual o desenho de cada um?
– Eu não sei, disse o menininho. E começou a desenhar uma flor vermelha de caule verde.

Dinâmica nova profissão

Para cada professor, deve ser dado um papel com uma profissão inovadora. Alguns exemplos:  envernizador de escadas, pedicure de elefantes, designer de túmulos, redator de cartões de festas, afiador de agulhas de tricô, digitador de faxes, chofer de carruagem, pintor de rodapé, dentista de canários, soldador de trombone, entre outros.

Depois dos papéis serem distribuídos, cada participante da dinâmica deve realizar uma apresentação de dois minutos sobre sua profissão, explicando a importância da existência deste profissional. Caso desejem, os professores podem fazer perguntas durante ou após a curta palestra.

Após todos se apresentarem, os participantes devem se juntar e comentar sobre a profissão de professor. Quais foram as dificuldades? O que foi divertido? Tudo o que for julgado importante deve ser discutido. Depois, deve-se destacar a importância de um professor na vida dos alunos, com ênfase no papel como mestre.

Dinâmica do papel amassado

Pegue folhas de papel brancas e as corte em quatro partes iguais. Distribua esses pedaços a cada um dos professores e peça que eles o amassem. Feito isso, peça apra eles desamassarem.

Eis a mensagem da dinâmica: o papel, mesmo desamassado, não consegue voltar ao seu estado original. Assim também se sentem as pessoas que foram magoadas ou prejudicadas por alguém. Por isso, é tão importante que todos cuidem de suas relações interpessoais e tenham empatia pelo outro.

Dinâmica para início de ano letivo

Precisa de uma dinâmica para o início do ano letivo? Esta é ideal! Peça para os professores formarem duplas com pessoas que não conhecem muito bem ou não tenham muita convivência. Depois, oriente para que eles conversem por cerca de dois minutos e dividam uma meta pessoal e profissional para o novo ano.

Depois da conversa, peça para cada pessoa apresentar o que o colega da dupla lhe disse. A atividade contribui para que o grupo se conheça melhor e esteja motivado para um bom ano.

Dinâmica do presente de amigo

Divida o grupo de professores em subgrupos e em seguida, diga:

“Muitas vezes apreciamos mais um presente pequeno do que um grande. Muitas vezes ficamos preocupados por não sermos capazes de realizar coisas grandes e negligenciamos de fazer coisas menores, embora de grande significado. Na experiência que segue, seremos capazes de dar um pequeno presente de alegria para alguns integrantes do grupo”

Peça para os integrantes de cada grupo escrever uma mensagem para todos aqueles que estão no mesmo subgrupo. A carta deve ser honesta, escrita em primeira pessoa, com a opção de ser assinada ou não. No conteúdo, que tem como objetivo primordial provocar sentimentos positivos, oriente para que todos evitem elogios e características genéricas – para a atividade, o ideal é pensar nos pontos positivos e habilidades muito próprios de cada pessoa, que a tornam única.

Depois que todos escreverem suas mensagens, peça para que os participantes a dobrem e coloquem o nome da pessoa para quem é a carta do lado de fora do papel. Recolha-as e entregue para cada destinatário.

Dinâmica da troca de um segredo

Cada professor recebe um pedaço de papel e um lápis. Na folha, sem identificar o nome (a não ser que ele deseje), deve ser escrito algum problema, angústia ou dificuldade pela qual está passando e não consegue expressar.

O condutor da dinâmica pega os papéis dobrados e os distribui aleatoriamente pelo grupo. Cada integrante deve tentar solucionar o problema como se fosse seu.

Depois de um certo intervalo de tempo, definido pelo instrutor da atividade, cada integrante deve explicar para o grupo, em primeira pessoa, qual problema que recebeu e qual foi a solução que ele definiu para a situação. Em seguida, todos se juntam para um debate, em que se deve questionar como foi explicar e sentir o problema do outro.

Dinâmica do bichinho de pelúcia

Esta dinâmica é simples e rápida! Peça aos professores para que eles formem um círculo. Em seguida, entregue um bichinho de pelúcia, que deve passar por todos os integrantes. Cada um deve demonstrar concretamente seu sentimento, da forma que preferir, no bichinho.

Depois, peça para que os professores façam o mesmo que fizeram com o bichinho na pessoa que estiver à direita. Finalizada a etapa, conversem sobre as reações e os sentimentos dos participantes da dinâmica com as demonstrações de carinho que receberam.

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