Dinheiro à vista! Receita libera consulta ao lote residual do IR; veja se você recebe
A Receita Federal liberou a consulta ao novo lote residual do Imposto de Renda. Descubra agora se você terá direito aos pagamentos!
A Receita Federal abriu hoje (23) a consulta ao lote residual de restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física). O pagamento será feito para os contribuintes que caíram na malha fina, mas que regularizaram a situação com a Receita. Serão mais de R$ 762 milhões repassados para 358.737 contribuintes no dia 30 de novembro.
Veja também: Precisa retificar a sua declaração do Imposto de Renda? Veja como fazer.
Desse montante, R$ 524.811.239,34 são destinados aos contribuintes prioritários, incluindo os que utilizaram a Declaração Pré-preenchida ou tenham optado por receber a restituição por PIX. O restante será repassado para 144.367 contribuintes não prioritários.
Como consultar a restituição do IRPF?
Para conferir se o contribuinte possui direito ao lote residual da restituição, ele deverá acessar o site da Receita Federal. No site, basta seguir o passo a passo abaixo:
- Clique em “Imposto de Renda”;
- Selecione a aba “Consultar minha restituição”;
- Informe o número do CPF;
- Digite a data de nascimento;
- Selecione o ano em exercício. Neste caso, escolha a opção “2023”.
A Receita Federal disponibiliza também um aplicativo que possibilita verificar as informações sobre a liberação das restituições do Imposto de Renda e a situação cadastral de um CPF. Vale lembrar que os pagamentos da restituição serão realizados nas contas bancárias informadas na declaração do IR, de forma direta ou por indicação da chave PIX.
O valor é atualizado de acordo com a taxa Selic, acumulada a partir do mês seguinte ao do prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, mais 1% no mês do depósito.
Pendências no Imposto de Renda
O contribuinte poderá solicitar também informações detalhadas sobre sua declaração. Para isso, será preciso utilizar o canal “Meu Imposto de Renda”, disponibilizado no Portal e-CAC ou nos aplicativos para smartphone e tablets. Com a consulta, será possível verificar o que aconteceu com a declaração e qual a situação no Fisco.
Caso seja preciso, o contribuinte poderá entregar uma declaração retificadora, corrigindo os erros do primeiro documento entregue. Se o resultado da declaração retificadora seja de restituição, o valor excedente pago de imposto será devolvido na conta bancária do contribuinte.
Comentários estão fechados.