Direitos e deveres do contratante na rotina de trabalho

Confira quais são as obrigações do empregador no espaço de trabalho.

O ambiente de trabalho exige o cumprimento de algumas regras e é uma via de mão dupla, com direitos e obrigações entre empregador e empregado. Mas você sabe quais são os direitos e deveres do contratante na rotina de trabalho? Confira agora neste artigo!

Leia mais: PIS/PASEP: Confira se você tem direito às cotas do benefício

Direitos e deveres do empregador

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é um sistema que apresenta uma série de leis trabalhistas para estabelecer o bom convívio nas relações profissionais. Desta forma, ela garante os direitos e deveres entre contratante e contratado.

Um espaço de trabalho harmonioso e que gera uma convivência agradável é benéfico tanto para os trabalhadores quanto para o empregador. Dessa forma, o colaborador se sente mais motivado para realizar as suas tarefas e atingir os objetivos da empresa.

Direitos do empregador

O empregador conta com vários direitos em relação a seus funcionários. Ele pode cobrar o cumprimento do horário de trabalho e exigir que as atividades sejam feitas conforme o contrato e as orientações prévias.

Além disso, o contratante pode solicitar que os colaboradores respeitem as regras da empresa, sem que isso infrinja a Lei. Um exemplo neste caso é estabelecer limites para o uso do celular durante o expediente, corrigir a maneira de falar, de conversar, posturas e até mesmo as condutas dentro da empresa.

Ademais, também está no seu direito cobrar o uso de uniformes. Desde que a equipe tenha sido avisada antes da contratação, o contratante poderá aplicar penalidades como advertência, suspensão ou demissão em caso de descumprimento de alguma regra.

Deveres do empregador

Durante o processo de admissão dos funcionários, são informadas todas as normas da empresa de forma clara e objetiva. Da mesma forma, o empregador precisa ter conhecimento e seguir todas as leis trabalhistas que rodeiam a ligação entre contratante e contratado.

Apesar das existência de regras no ambiente de trabalho, o dono da empresa não pode proibir que os funcionários utilizem o banheiro durante o expediente ou impedir o relacionamento amoroso entre colaboradores, por exemplo. Embora o empregador possa demitir o funcionário, ele não pode alegar justa causa se a ação feita for passível apenas de advertência ou suspensão.

Então, agora que você sabe quais são os direitos e deveres do contratante na rotina de trabalho, aproveite para encaminhar esse artigo para aquele seu amigo que também gostaria de saber.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More