Dobramentos modernos
Descubra tudo sobre estas formações geológicas: como elas se formam, qual a sua composição, principais características e onde podem ser encontradas.
Os dobramentos modernos, assim como as bacias sedimentares e os escudos cristalinos, são formas geológicas que compõem a superfície da Terra. Elas se diferenciam da classificação do relevo, principalmente por levarem em conta o processo de formação e as rochas predominantes, ao invés da forma externa.
Segundo os geólogos, os eles se formaram a partir do encontro de duas placas tectônicas convergentes. Por isso, recebem o nome de dobramento.
O que são dobramentos modernos
Levando em consideração a pouca idade geológica, é possível dizer que ao longo do tempo eles sofreram pouca interferência de fatores externos, os chamados agente exógenos. Assim, podemos atribuir a característica acidentada dos terrenos característicos dos dobramentos a este motivo.
Eles são formados principalmente por rochas magmáticas e rochas metamórficas e ocorrem principalmente em locais de altitude elevada, sendo as cordilheiras um dos melhores exemplos.
O grande responsável pelo surgimento dos dobramentos modernos foi o tectonismo, em especial, os movimentos orogenéticos. Estão localizados em áreas de instabilidade geológica, justamente por conta dos choques e da intensa movimentação das placas tectônicas.
Dobramentos modernos pelo mundo
Esse tipo de formação geológica está presente em praticamente todos os continentes. O Monte Everest figura como o maior dobramento moderno do mundo. Ele está localizado na Ásia, mais precisamente na cadeia montanhosa chamada Cordilheira do Himalaia.
Veja a seguir alguns exemplos de dobramentos modernos e a sua respectiva localização.
- Cordilheira do Atlas – África
- Monte Everest – Ásia
- Apeninos – Europa
- Montes Cantábricos – Europa
- Monte Aconcágua – América Latina
- Montes Urais – fronteira entre a Europa e a Ásia
- Alpes Suíços – Europa
Existem dobramentos modernos no Brasil? O território brasileiro está localizado ao centro da placa tectônica Sul-Americana, por este motivo, não aconteceram choques tectônicos durante a sua constituição. Dessa forma, não há nenhum dobramento moderno no Brasil.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.