Documentos imprescindíveis para se inscrever no CadÚnico
Você sabia que CadÚnico pode ser a chave para acessar benefícios sociais do governo? Confira os detalhes referente às exigências, documentos e programas sociais!
O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) desempenha um papel crucial ao possibilitar o acesso das famílias de baixa renda no Brasil aos benefícios sociais disponibilizados pelo governo.
Por meio deste cadastro, os principais auxílios, tais como o Bolsa Família e a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), são distribuídos.
Para efetuar o registro, o responsável pela família precisa buscar a repartição do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próxima.
No entanto, é necessário atender às condições solicitadas para poder se inscrever no CadÚnico, além de ser obrigatória a apresentação de algumas documentações. Confira a seguir!
Quais as exigências para a inscrição no CadÚnico?
Basicamente, antes de iniciar a separação dos documentos e ir ao CRAS, é imprescindível verificar se a família está de acordo com as requisições solicitadas pelo Governo Federal. Diante disso, podem realizar o cadastro os grupos familiares que possuem:
-
Renda familiar total de até três salários mínimos (R$ 3.636).
-
Renda familiar maior que três salários mínimos, desde que esteja em cadastro vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo.
-
Renda familiar de até meio salário mínimo (R$ 606) por pessoa.
-
Famílias unipessoais;
-
Estar em situação de rua, seja sozinho ou com a família.
Documentos essenciais para se inscrever no CadÚnico
Vale ressaltar que o cadastro precisa ser efetuado pelo responsável da família. Com isso, é recomendado estar com os seguintes documentos em mãos:
-
Título de Eleitor
-
CPF.
Agora, para os outros membros da família, é necessário apresentar certos documentos de identificação, como:
-
RG;
-
CPF;
-
Certidão de Nascimento
-
Carteira de Trabalho;
-
Título de Eleitor.
Fonte: FG Trade / Canva
Programas Sociais entregues pelo CadÚnico
Por último, e não menos importante, ao efetuar o cadastro da família no CadÚnico, ela começa a ter acesso a vários programas sociais do governo.
-
Minha Casa Minha Vida.
-
Bolsa Verde;
-
Identidade Jovem (ID Jovem)
-
Isenção da taxa de inscrição do Enem;
-
Isenção da tarifa de concursos públicos;
-
Bolsa Família;
-
Auxílio Gás Nacional
-
Benefício de Prestação Continuada (BPC).
-
Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE)
-
Carteira do Idoso.
Comentários estão fechados.