Dormir bem pode acrescentar quase 5 anos de vida, aponta novo estudo de Harvard
O sono é uma parte importante para a manutenção da saúde, de modo que o seu comprometimento pode custar caro.
Dormir continua sendo uma ótima forma de cuidar da sua saúde, entretanto, cada vez dorme-se menos por conta das demandas da vida moderna. Entretanto, para esses cientistas de Harvard, isso pode implicar um custo muito alto. Isso porque dormir bem aumenta a expectativa de vida e pode ser um dos grandes segredos da longevidade.
Danos por não dormir bem
Infelizmente, a nossa geração prioriza pouco uma boa noite de sono, ao passo que privilegia o trabalho e o estudo em excesso. Isso pode desencadear uma série de problemas neurológicos e para a saúde como um todo. A começar pela própria saúde do cérebro, já que uma rotina de sono difícil implica problemas de memória e até mesmo reduz o tecido cerebral.
Ademais, ficar sem dormir pode te deixar mais instável emocionalmente, de modo a ser mais suscetível a momentos do dia que são capazes de gerar estresse. Assim, existe uma relação clara entre a falta de sono e alguns problemas psicológicos graves, como ansiedade, depressão e até mesmo demência.
Mas não é apenas a mente que sofre, já que ficar sem dormir prejudica o sistema imunológico e o torna mais suscetível a doenças. Além disso, novo estudo de Harvard mostrou que uma pessoa que dorme mal terá uma redução de quase cinco anos em sua expectativa de vida. Essa estatística é ainda pior em homens, que costumam apresentar outros problemas de saúde.
Como dormir bem?
Talvez a grande pergunta a se fazer diante de todas essas informações é como, de fato, dormir bem. Afinal, a nossa geração se vê num dilema com a ansiedade que tira o sono de todo mundo. Para isso, os especialistas enfatizam a necessidade de uma boa higiene do sono. Essa consiste em criar hábitos que preparem o seu corpo para o momento de descansar.
Por exemplo, recomenda-se estabelecer um horário para deitar e, antes disso, abandonar as telas dos celulares, computadores e televisores, pois elas inibem o sono. Em vez disso, experimente refrigerar o seu corpo com um banho uma hora antes de dormir e ler algumas páginas de um bom livro na cama. Ademais, evitar cafeína e açúcares à noite também ajuda.
Comentários estão fechados.