Saiba como dormir com a luz acesa pode fazer mal à sua saúde
Um hábito que pode trazer inúmeros danos, e que pode ser facilmente evitado.
Boas noites de sono são essenciais para nossa saúde física e mental. Por conta disso, é muito importante evitar alguns hábitos que podem comprometer a qualidade dessas horas de descanso. Entre eles, dormir com luz acesa, mesmo que com baixa intensidade, além de reduzir a profundidade do sono, pode fazer mal à sua saúde, especialmente à saúde do coração.
Leia mais: Rotina de sono e qualidade de vida são estudados por alunos de fisioterapia
Como dormir com a luz acesa interfere em sua saúde
Dormir em uma sala iluminada, mesmo que fraca, pode ativar o nosso sistema nervoso autônomo. Quando isso acontece, nossa frequência cardíaca fica um pouco mais acelerada, o que é algo comum apenas durante o dia. Dessa forma, há um impacto direto no ciclo circadiano e, principalmente, na resistência à insulina.
Inclusive, esse efeito pode atingir diretamente a capacidade de algumas pessoas em ganhar ou perder peso. Segundo cientistas, pessoas saudáveis, se expostas à luz durante o sono, podem passar a sofrer com sobrepeso e obesidade. Afinal, quando há uma certa dificuldade em regular a glicose, o pâncreas passa a produzir muito mais insulina, aumentando mais ainda o nível de açúcar no sangue.
Através de pesquisas, foi possível perceber que a exposição à luz moderada (100 lux) faz nosso corpo entrar em um estado de alerta, o que faz com que nossa frequência cardíaca seja aumentada. Logo, acaba afetando a força com que o coração se contrai e a velocidade que o sangue é conduzido pelos vasos sanguíneos.
O que fazer para melhorar as noites de sono?
Para evitar os impactos da luz, é recomendado fechar cortinas e desligar as lâmpadas ou televisores. Essa é uma excelente maneira de evitar o risco de doenças cardíacas e resistência à insulina, especialmente se já houver certa predisposição a essas condições. Em pouco tempo, poderá notar até mesmo uma melhora na qualidade do seu sono.
Claro, ter a luz acesa durante a noite também não é motivo para se desesperar, especialmente quando esse é um hábito necessário. Se preferir, você pode investir em lâmpadas de menor intensidade (3 lux) e com uma cor âmbar ou laranja, visto que elas são menos estimulantes para o cérebro.
Comentários estão fechados.