Dormir com um cobertor pesado pode te ajudar a produzir mais melatonina
Ainda não se sabe muito bem o porquê há uma relação entre os cobertores pesados e a produção de melatonina, mas é inegável que ela está lá.
As pessoas estão cada vez mais buscando entender quais são os processos que aumentam a produção de melatonina, o hormônio responsável por gerar sonolência. Neste caso, nós temos o prazer de anunciar que dormir com cobertor bem pesado ajuda a produção dessa substância no seu corpo! Leia esse novo estudo e confira a justificativa.
Leia Mais: Rituais infalíveis para melhorar a qualidade do seu sono
Por que um cobertor pesado é mais benéfico ao sono?
A afirmação de que há uma relação entre os cobertores e a produção de melatonina veio por meio de um artigo publicado no Journal of Sleep Research. Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores convidaram 26 voluntários para dormir por algumas noites em um laboratório para que fosse feita a observação dos seus comportamentos.
Na proposta em questão, estabeleceu-se que os participantes deveriam ir para a cama às 22h, mas as luzes se apagavam apenas às 23h. Os participantes iriam receber um cobertor mais leve ou um mais pesado, então os cientistas iriam analisar a produção de melatonina em ambas ocasiões.
No decorrer da noite, os cientistas faziam coletas de saliva a cada 20 minutos para fazer o mapeamento dos níveis de melatonina. A partir disso, foi possível perceber que, em média, os voluntários envoltos em cobertores pesados tinham cerca de 32% a mais de melatonina do que os participantes que usaram cobertores mais leves.
Por que isso acontece?
Embora tenha sido possível comprovar a relação entre as cobertas mais pesadas e a produção de melatonina, os cientistas ainda não sabem ao certo o que há por trás desse fenômeno, contudo acredita-se que isso se deva ao fato de que os cobertores pesados tragam uma maior sensação de conforto e segurança, mas é apenas uma hipótese.
Certamente o estudo foi importante para conseguir detectar mais uma forma de incentivar a produção natural de melatonina. A divulgação dos dados também foi fundamental, já que a procura por medicamentos que induzam ao sono, como uma forma de suprir a falta de melatonina, aumentou nos últimos tempos.
Comentários estão fechados.