Entenda como funciona o processo dos Drones e quais os riscos; entenda
Equipamento pode rastrear os sinais que são emitidos pelos dispositivos de comando. Saiba mais!
A tecnologia está em constante transformação no mundo atualmente e, junto dela, surgem várias melhorias todos os dias. A internet das coisas é uma interconexão digital entre objetos cotidianos com a internet, por isto, ela traz muitas novidades e praticidade para a vida das pessoas. Entretanto, drones podem rastrear os sinais que são emitidos pelos dispositivos de comando. De acordo com a Universidade de Waterloo, esta informação não é algo assustador.
Esta informação não é assustadora, pois um ladrão não consegue ter o equipamento necessário para rastrear os sinais da casa da sua família e, muito provavelmente, ele não deve ter os conhecimentos técnicos para realizar essa função. Apesar disto, existe a possibilidade de explorar esta possibilidade em casos maiores, como em um assalto a banco ou em operações feitas pela polícia e pelo exército.
Leia mais: Entenda por que a entrega de alimentos via drone está aumentando
Entenda como funciona o processo de rastreamento
A equipe de ciências da computação da Universidade de Waterloo montou um equipamento de mapeamento com um baixo custo, ou seja, qualquer pessoa que entenda do assunto consegue rastrear sinais. Segundo a equipe, foi necessário apenas um drone e um adicional de US$ 15 para criar o sistema de rastreamento.
O drone procura por sinais de dispositivos inteligentes para realizar o mapeamento de objetos dentro de casa. Independente desses objetos estarem conectados à rede Wi-Fi, eles ainda continuam respondendo por sinais vindos de outros equipamentos de comando.
Por exemplo, suponhamos que você está usando um smartwatch, o drone é capaz de monitorar a sua movimentação dentro de casa, com a precisão de um metro.
No entanto, de acordo com o professor da universidade, Ali Abedi, é possível consertar este erro através dos fabricantes de chips, por meio de atualizações, a fim de tornar os sinais aleatórios. Sendo assim, isto causaria uma falha na precisão do rastreamento.
Mesmo sendo pouco provável que um ladrão compre um drone para assaltar uma casa, é importante ressaltar que existem formas mais fáceis para usar esta tecnologia.
De qualquer forma, por ser um equipamento de baixo custo e de tecnologia avançada, os drones e suas funções também podem ser utilizados para fins militares e em operações da polícia.
Comentários estão fechados.