Dry scooping: trend do TikTok pode ser arriscada para saúde dos adolescentes
Desafios virais podem ser perigosos. Lembra do jogo que se tornou popular em 2017 e foi associado ao aumento no número de suicídios entre jovens? Pois é. Pais, fiquem de olho!
O mais recente dry scooping challenge é uma trend da rede social TikTok que estimula os usuários a consumir uma colher de suplemento em pó a seco, ou seja, sem diluir a substância em algum líquido, conforme está nas recomendações. A prática é condenada por especialistas da Academia Americana de Psiquiatria.
Outros estudos estão em andamento
Após ter se tornado viral, principalmente nos Estados Unidos, membros da Academia Americana de Psiquiatria afirmaram que crianças e jovens não devem fazer uso de suplementos administrados como pré-treino para praticantes de atividades musculares.
Aliado ao consumo maior do que as doses diárias recomendadas de nutrientes, que podem causar prejuízo ao organismo pelo excesso, a ingestão do suplemento em pó a seco pode provocar engasgos acidentais.
Publicado na revista Eating Behaviors e produzido por pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, o estudo que faz a análise do dry scooping em adolescentes afirma que um a cada cinco deles ou de jovens adultos já participaram do desafio viral.
Além da inalação acidental do suplemento em pó, ingerir a substância sem diluir em água ou outro líquido pode provocar problemas no sistema digestivo e cardiovascular.
Passar muito tempo em rede social aumenta a probabilidade de participar de desafios
Os pesquisadores canadenses também fizeram descobertas interessantes sobre o tema.
Para eles, pessoas que apresentam a chamada dismorfia muscular, caracterizada pela busca do corpo perfeito, estão mais inclinados a participar desta trend. Da mesma maneira, entre os participantes da pesquisa, que contou com dados de 2,7 mil adolescentes e jovens adultos, quem passa mais tempo nas redes sociais está mais exposto a todo tipo de conteúdo. Sendo assim, essas pessoas relataram com mais frequência a prática do dry scooping.
Desafios acendem alerta
Assim como a comunidade científica está atenta ao movimento das redes sociais para estudar o impacto de certas tendências na saúde física e mental, influenciadores relatam as suas experiências com a prática.
É o caso de Briatney Portillo, dançarina de apenas 21 anos, que relata ter sofrido um ataque cardíaco após a prática do dry scooping. Ela precisou ir ao hospital para se cuidar.
Ainda é cedo para afirmar qualquer coisa, mas os pesquisadores estão empenhados na busca da educação como atuação preventiva para evitar que os jovens se exponham a esta e outras práticas que prejudiquem à saúde.
Comentários estão fechados.