É feriado ou não é? Saiba, de uma vez por todas, se o Dia das Crianças é destinado ao descanso
Adicionalmente, confira outros fatos e curiosidades sobre o dia 12 de outubro, considerado uma das datas mais importantes do ano!
Em dias como hoje é comemorado o Dia das Crianças, uma data de muita agitação e entrega de presentes para os pequenos. Mas essa data especial gera uma dúvida bastante comum em muitas pessoas: 12 de outubro é um feriado oficial ou não?
Além disso, quem foram os responsáveis pela escolha desse dia para celebrar a existência das crianças? Você vai descobrir essas e outras curiosidades sobre esse dia abaixo. Confira!
(Imagem: Freepik/Reprodução)
5 Curiosidades sobre o Dia das Crianças no Brasil
Muitas datas comemorativas são celebradas no Brasil, mas nem sempre as pessoas conhecem as histórias por trás desses dias importantes.
Afinal, diversos feriados e dias comemorativos existem em razão de decisões governamentais ou por influências históricas, religiosas e econômicas desconhecidas por parte da população.
Por exemplo, o Brasil é o único país que escolheu o dia 12 de outubro para celebrar o Dia das Crianças. Com isso, podemos inferir que o Dia das Crianças não é uma data aleatória, já que muitos fatores influenciaram tal decisão.
Inclusive, a data infantil divide espaço com outros momentos históricos importantes que também recebem homenagens no dia 12 de outubro.
1. O Dia das Crianças é feriado?
Não, a comemoração do dia dedicado às crianças não gerou nenhum feriado nacional, estadual nem municipal no Brasil. No entanto, a data de 12 de outubro é sim um feriado nacional, em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil.
Assim, desde junho de 1980, data do decreto da lei nº 6.802, pais e mães, avós e avôs, tios e tias, podem sair para passear com suas crianças em um revigorante dia livre de lazer.
2. O mês de outubro tem outros feriados?
Só há um feriado oficial, no dia 12, mas o mês é um período agitado para as famílias com crianças em período escolar, pois no dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor, que pode ser ponto facultativo em algumas escolas do país.
Outro costume do mês é que algumas instituições de ensino do país têm a chamada “semana do saco cheio”.
Nesses dias, as escolas não têm aulas e acabam prolongando a pausa que acontece entre o Dia do Professor e o feriado de Nossa Senhora Aparecida.
3. O Brasil sempre comemorou o Dia das Crianças?
Apesar de ser uma data comemorativa tradicional, o Dia das Crianças começou a ser celebrado apenas em 1924, mas também tinha uma proposta diferente.
A primeira influência para a data foi a realização do 3º Congresso Sul-Americano da Criança, no Rio de Janeiro, no dia 12 de outubro de 1923.
Assim, o deputado federal Galdino do Valle Filho propôs um projeto de lei para decretar a data comemorativa, que foi oficializada pelo presidente Artur Bernardes em novembro de 1924.
4. O Dia das Crianças é uma “data comercial”?
Sim, o Dia das Crianças é uma data que se popularizou por uma influência comercial. Nos anos 60, a empresa de brinquedos Estrela criou uma campanha publicitária chamada “Semana do Bebê Robusto”, na qual incentiva a venda de suas bonecas.
A partir disso, outras empresas começaram a usar a data como incentivo para a venda de produtos destinados ao público infantil. Logo, o dia se transformou em um evento para presentear crianças.
5. O Dia das Crianças tem datas diferentes no mundo?
Como dissemos, a data nacional teve influência de eventos que aconteceram no Brasil. Por isso, ao redor do mundo ela acontece em outros dias.
Por exemplo, a Organização das Nações Unidas (ONU) determinou em 1959 que o dia 20 de novembro seria o Dia Mundial da Criança. Por outro lado, alguns países, como Moçambique, têm o dia 1º de junho como Dia das Crianças.
Por fim, o Japão inovou e criou duas datas para as crianças. O dia 3 de março é o dia das meninas, já o 5 de maio, dos meninos.
Comentários estão fechados.