Ainda precisamos lavar em casa as hortaliças compradas no mercado?
Esses produtos já não estariam higienizados?
Na maioria dos supermercados, a seção de hortaliças e verduras é uma das partes mais belas. Legumes brilhantes, bem limpinhos, uma iluminação diferenciada, tudo para tornar aquele espaço com a aparência de mais limpo e atraente possível. Em muitos casos, existem funcionários contratados para borrifar água por esses alimentos durante o dia, para mantê-lo sempre com a aparência de fresco.
Será que mesmo depois de todo esse cuidado ainda precisamos lavar os legumes e hortaliças ao chegar em casa? Confira o artigo na íntegra e descubra!
Leia mais: Lavar frutas e legumes os torna menos nutritivos?
Qual a importância de higienizar alimentos antes do consumo?
Apesar de parecerem 100% limpos e higienizados é importante entender que existe uma diferença entre produtos apenas lavados e produtos que passaram de fato por um processo de higienização. O passo a passo necessário na higienização correta é essencial para eliminar uma série de substâncias que acrescentam durante seu cultivo.
Os pesticidas colocados nas plantas, quando cultivados, podem afetar negativamente nossa saúde. Esses costumam ser acrescentados às plantas para retardar seu processo de amadurecimento ou para torná-las mais belas e atraentes para o consumidor.
Ou seja, embora muitas frutas e legumes sejam lavados antes de serem vendidos ainda é necessário limpá-los antes do consumo. Eles podem ter acumulado sujeira e contaminantes durante sua estadia no mercado, até mesmo ao terem contato direto com as mãos de outros compradores.
Por conta disso, lavar frutas e vegetais antes de comê-los também pode contribuir na eliminação de insetos e microorganismos. Em vista disso, ao higienizar esses alimentos na sua própria casa você estará trabalhando para a remoção de sujeiras, microorganismos e pesticidas que se apegam a esses alimentos.
Além disso, é válido ressaltar que nem todas as verduras, hortaliças e frutas costumam ser realmente limpas antes de serem expostas ao consumidor. Visto que esse é um fator que irá depender de qual fruta estamos falando, além de ser algo que pode variar de estabelecimento a estabelecimento.
Comentários estão fechados.