Lavar frutas e legumes os torna menos nutritivos?

Lavar as frutas é um passo extremamente importante para retirar possíveis impurezas e infecções na casca, mas será que altera o valor nutricional?

Nós sempre ouvimos que higienizar as frutas e legumes é muito importante para o controle de doenças, e de fato é. Afinal, pode ser que haja a contaminação da casca por inseticidas para as plantações, além de bactérias, vírus e fungos que se acumulam durante o transporte. Porém, será que lavar as frutas retira os nutrientes?

Caso essa também seja a sua dúvida, entenda aqui quais as possíveis implicações em fazer a higienização desses vegetais.

Leia mais: Três erros de higiene na cozinha que podem estar afetando a sua saúde

As frutas conservam os nutrientes

Antes de qualquer coisa, é importante saber que os nutrientes das frutas permanecem por muito tempo, mesmo depois que não estão no pé. Semelhantemente, a lavagem da casca não influencia em nada na perda de nutrientes. Pelo contrário, o processo as deixa mais saudáveis por conta da limpeza de algumas impurezas.

Inclusive, não lavar os vegetais pode ser um grande fator que conduz ao desenvolvimento de doenças, sobretudo as infecciosas e virais. Sem falar do risco de desenvolver verminoses e outras condições causadas por parasitas por conta da má higienização antes de consumir.

Portanto, as autoridades sanitárias sempre recomendam que as pessoas façam o devido preparo dos alimentos antes de servir, ainda mais os que são naturais. Para isso, pode-se usar produtos específicos, como a água sanitária, em pequenas quantidades, ou o hipoclorito de sódio, que é a escolha mais viável na hora de realizar a higienização. Ademais, o uso de água corrente é imprescindível para uma lavagem eficaz.

Não se deve lavar frutas cortadas

Por outro lado, existe de fato certa influência na perda do valor nutricional em caso de lavagem de frutas cortadas. Portanto, recomenda-se não realizar a compra de frutas que já estejam no mercado cortadas, pois pode haver a contaminação, ao passo em que a lavagem diminui a quantidade de nutrientes.

Da mesma forma, quando compramos frutas inteiras ou as retiramos do pé, devemos lavá-las enquanto ainda estão com a casca, para então cortá-las. Vale destacar também que frutas em pedaços não perdem nutrientes e que essa pode ser uma forma prática de armazená-las.

Por outro lado, uma vez cortada, o ideal é não mais lavar a fruta e apenas consumi-la.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.