Saiba como conquistar uma vaga na universidade pública sem vestibular
As vagas conquistadas nas Olimpíadas Científicas são disponibilizadas para estudantes que se destacam na competição. Venha conferir como funciona.
Desde criança, a escola e os professores incentivam os alunos a participarem das Olimpíadas Científicas. O que a maioria dos estudantes não sabem é que, a depender do seu desempenho nessas competições, é possível conquistar uma vaga na universidade pública sem vestibular. Parte das habilidades que serão exigidas no seu futuro profissional foi trabalhada nas provas das olimpíadas.
Leia mais: Dicas para montar um excelente plano de estudos para o vestibular
Elas exigem do aluno um alto desempenho e longas jornadas de estudos para enfrentar desafios que exigem raciocínio e perseverança, portanto utilizar o desempenho nas olimpíadas como processo seletivo é extremamente viável. Além disso, é uma forma de aliviar a pressão de vestibulandos. Diante disso, hoje nós vamos tirar as principais dúvidas sobre esse assunto para deixar os alunos a par de todo o básico.
Saiba como conquistar uma um lugar
Confira agora um resumo das principais questões sobre esse assunto.
O que são vagas olímpicas?
São vagas destinadas aos estudantes que se destacam em competições de conhecimento. Uma vez garantidas, não há a necessidade de fazer vestibular para ir à universidade. Essas vagas dão a oportunidade aos jovens de entrarem no ensino superior público por mérito, sem ter de passar pelo modo tradicional.
1. Como essas vagas funcionam?
Cada instituição de ensino define as suas próprias regras e critérios de seleção dos estudantes. Em geral, é criado um sistema de pontuação baseado na medalha conquistada pelo aluno.
2. Tem que apresentar algum documento para concorrer a elas?
Sim, é necessário garantir a participação e premiação obtida – comprovante de participação.
Além disso, é necessário fornecer o histórico escolar do ensino médio.
Quais universidades disponibilizam vagas?
- Universidade de São Paulo (USP);
- Universidade Estadual Paulista (Unesp);
- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);
- Universidade Federal de Itajubá-MG (Unifei).
Cursos são disponibilizados para as vagas
Os cursos são definidos pelas instituições e informados no edital de seleção. Sendo assim, é necessário que os participantes verifiquem se aquele desejado faz parte do processo. Caso contrário, eles deverão recorrer ao processo seletivo tradicional.
Comentários estão fechados.