É possível não pagar dívidas com mais de 5 anos?

Saiba se após este período não é necessário pagar débitos!

Segundo o Código de Defesa do Consumidor e o Código Civil, as dívidas e o nome negativado de um devedor devem prescrever após 5 anos. Ou seja, após esse período as dívidas não podem ser cobradas na justiça. Entretanto, é comum as pessoas se perguntarem, se diante desse contexto a dívida não precisa mais ser paga.

Por isso, hoje trouxemos informações importantes para você entender após quanto tempo uma dívida prescreve ou caduca, não precisando mais ser paga. Não deixe de ler!

Leia mais: Saiba como participar do período de renegociação de dívidas do Serasa

Dicas valiosas para quem possui dívidas

O número de pessoas endividadas têm aumentado em todo o mundo nos últimos tempos, principalmente com os impactos da pandemia de Covid-19. Diversas são as causas que fazem com que as pessoas tenham dívidas e muitas vezes há dificuldade em pagá-las. Diante disso, entender sobre o tempo de dívida e as definições do CDC e CCB são importantes também para se organizar e definir sobre os pagamentos dentro do período.

Entenda a diferença entre dívida prescrita e dívida caduca

Segundo o Serasa, esses dois conceitos são muito importantes e geralmente confundem as pessoas. O termo prescrito é utilizado no meio jurídico e, dessa forma, refere-se a uma dívida que ao completar 5 anos não pode mais ser cobrada na justiça. Já o conceito de dívida caduca está relacionado ao fato de que ao completar 5 anos, uma dívida não gera negativação do nome. Ou seja, o devedor passa a ter o nome limpo, mas os juros e a dívida ainda podem ser cobrados.

Entretanto, é importante destacar que apesar do nome limpo, o devedor continua inadimplente com a empresa credora, caso não tenha pago a dívida. Por isso, apesar de uma dívida ter caducado ou ter sido prescrita, ela ainda pode ser cobrada.

Qual tipo de dívida pode caducar ou prescrever?

Qualquer tipo de dívida pode caducar ou prescrever após 5 anos. São alguns exemplos: dívidas com cartão de crédito ou contraídas em instituições financeiras. Em contrapartida, o que pode ser diferente é o tempo de prescrição, a depender do tipo de dívida em questão.

Não deixe uma dívida se arrastar

Se você está com o nome negativado, não deixe sua dívida se arrastar por 5 anos. O melhor a ser feito é procurar uma forma de quitar sua dívida. Com isso, é possível evitar restrições de crédito, cobranças informais e processos. Por isso, é indispensável manter seu nome limpo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More