É recomendado comer a alface que está com a cor marrom?
Após um tempo guardada, a alface vai ficando com a cor diferente da natural e apresenta um aspecto marrom. O que fazer, afinal?
O desperdício de alimentos é algo que todos nós precisamos evitar no dia a dia, mas ainda assim pode acontecer de uma verdura ou um legume começar a estragar. Neste caso, é preciso saber quando a comida ainda pode ser consumida e não arriscar pôr em risco a saúde de todos.
Leia mais: Alimentos vencidos que não são prejudiciais à saúde
Ir ao mercado fazer compras significa que os carrinhos estarão cheios de vegetais para uma dieta equilibrada. Talvez esse seja exatamente o ponto em que o erro se encontra. É preciso considerar, conforme indica o CDC (Centers for Disease Control and Prevention), que comer verduras sem o preparo adequado pode aumentar o risco de contaminação de doenças que geralmente são transmitidas por alimentos.
Higienização dos alimentos e a redução de bactérias
Existem diversas maneiras como os alimentos podem ser higienizados para evitar a exposição das bactérias. Antes de tudo, lave as folhas das verduras quando estiver com as mãos limpas e remova qualquer aparência de machucado ou anormalidade para que a contaminação cruzada seja evitada.
Ainda assim, mesmo quando essas anormalidades são retiradas e ainda existem algumas manchas marrons, é preciso jogar o vegetal fora?
Alface com cores marrons: é preciso descartar?
A novidade pode ser algo não esperado, pois agora não será necessário tomar tanto cuidado para pensar em jogar fora a alface que apresenta cores marrons, pois não significa que ali esteja um problema para a intoxicação alimentar.
As folhas da alface ficam com a cor marrom por razões mínimas, um tanto inofensivas, como uma espécie de hematomas ou oxidação da folhagem.
Caso as partes de cor marrom sejam pequenas, pode ser que a folha tenha sido submetida à substância química etileno, que faz com que ela tenha esse aspecto com cor diferente caso esteja exposta a alimentos que produzem uma espécie de gás. Isso acontece quando o alimento não está passando pelo armazenamento correto, e é preciso evitar seu surgimento.
Ainda que a cor diferente possa gerar dúvida sobre a qualidade do produto, agora você pode ficar tranquilo! A mudança de cor é algo que fica apenas na aparência e a alface poderá ser consumida normalmente.
Contudo, é preciso prestar atenção, pois caso essa mudança de cor acompanhe uma alteração na textura, que se torna viscosa e úmida, com odor desagradável e aparência ruim, você deve fazer o descarte, pois a alface não deve ser consumida.
Comentários estão fechados.