E se a velocidade da luz pudesse ser superada? Este estudo levanta a hipótese
A velocidade da luz poderia ser possível por meio da descoberta de uma nova partícula fundamental, dizem físicos.
Certamente, a Teoria da Relatividade Espacial, de Albert Einstein, é um dos principais postulados da física. Nela encontramos a afirmativa de que não há nada que seja mais rápido do que a velocidade da luz. Entretanto, este grupo de cientistas buscam ultrapassar esse limite e questionar como seria o universo se quebrássemos a velocidade da luz. Entenda melhor ao longo da leitura.
Detalhes do estudo
Ainda segundo a Teoria da Relatividade, de Einstein, quanto mais um objeto possui velocidade ao se deslocar, mais próximo fica de uma possível paralisação do tempo. Ademais, se ele se deslocasse acima da velocidade da luz, outros problemas poderiam acontecer, como a reversão do tempo.
Porém, um grupo de cientistas da Universidade de Varsóvia, na Polônia, em colaboração com pesquisadores da Universidade Nacional de Singapura, acreditam ser possível ir além dos limites da relatividade. Segundo o estudo publicado na Classical and Quantum Gravity, pode ser que objetos sejam capazes de ir além da velocidade da luz.
Isso seria possível se a nossa noção do que é uma partícula mudasse, de modo a compreender uma nova partícula fundamental. Para esses cientistas, se a partícula fosse como uma bolha se expandindo no espaço, ser mais veloz que a velocidade da luz seria possível. Em consequência, esse objeto iria experimentar várias linhas do tempo diferentes.
Uma grande descoberta
Segundo o grupo de cientistas, a ideia não parece tão absurda quando se leva em consideração que há a preservação do postulado de constância da velocidade da luz no vácuo. Por outro lado, de fato seria necessário estender a Teoria da Relatividade para que fosse possível incorporar elementos mais rápidos que a velocidade da luz.
Em consequência, conheceríamos uma nova teoria que combinaria relatividade espacial, mecânica quântica e a teoria clássica de campos. Ademais, só em descobrir uma nova partícula fundamental, esses cientistas já teriam grandes chances de vencer o Prêmio Nobel e transformar todo o nosso entendimento de física.
Comentários estão fechados.