Educação à Distância: O que é, Como Funciona e Métodos

Modalidade oferece uma solução flexível de aprendizado remoto para estudantes.

0

A educação à distância (EAD) é a prática de aprender fora do ambiente escolar. Com esse método, um professor em São Paulo poderia fornecer instruções para alunos de todo o mundo. Isso ajuda os estudantes que não podem ter aulas durante o horário tradicional por causa de trabalho ou outras responsabilidades.

Ao usar termos como aprendizagem online e educação à distância, estamos tentando descrever um fenômeno muito dinâmico e em rápida mudança. Atualmente a aprendizagem online é a forma de educação à distância mais utilizada.

Cursos via internet podem ser entregues de forma síncrona ou assíncrona. Toda a instrução é conduzida à distância, embora o ‘aprendizado online’ às vezes seja usado para um aprendizado combinado, onde a maior parte do tempo de estudo é gasto online, mas uma pequena parte é presencial.

Os estudantes podem aprender em seu próprio tempo, no local de sua escolha (casa, trabalho ou centro de aprendizagem), e sem contato face a face com um professor. A tecnologia é um elemento crítico da EAD.

No entanto, os programas de educação a distância também tem critérios para admissão. Se uma instituição é deliberadamente seletiva sobre seus estudantes, ela tem mais flexibilidade em relação à escolha de tecnologia para educação à distância. Pode, por exemplo, exigir que todos os alunos que desejam fazer um programa de EAD tenham seu próprio computador.

Aprendizagem independente

Espera-se que os alunos aprendam de forma independente, com o uso de materiais de estudo e canais de suporte oferecidos pela instituição. Isso requer auto-motivação, bem como disciplina por parte do aluno. Quando o apoio adequado é fornecido pelo instituto, os alunos ainda podem receber feedback e interagir com os professores.

Ferramentas de estudo interativas

Classes à distância geralmente incluem uma variedade de ferramentas de estudo e métodos de avaliação. Estes podem variar de lições online, designações por email, encontros, grupos de estudo e exames. Isso torna mais fácil para os alunos agendarem o tempo de estudo, sem os limites típicos de um ambiente de sala de aula tradicional.

Avaliações e feedback

Os alunos são avaliados remotamente através do trabalho realizado. O feedback dos professores é dado aos alunos à medida que cada módulo é avaliado, de forma muito semelhante a um sistema de aprendizagem tradicional. O suporte dos docentes é uma parte vital do aprendizado pois permite aos alunos fazer perguntas, discutir projetos e interagir com palestrantes.

A educação à distância passou por vários estágios de desenvolvimento e oferece uma solução flexível de aprendizado remoto para estudantes que querem continuar seus estudos e aprimorarem suas carreiras.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.