EJA: O que é, como funciona e como se inscrever!

Não terminou o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio em tempo convencional? Volte aos estudos por meio das aulas do EJA e consiga seus certificados, porque nunca é tarde para voltar a estudar.

0

O EJA (Educação de Jovens e Adultos) é uma modalidade de ensino que tem como objetivo permitir que pessoas adultas, que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola na idade convencional, possam retomar seus estudos. O EJA é um novo nome para o antigo Supletivo.

Como funciona o EJA?  

O tipo de ensino conta com aulas de Ensino Fundamental para os interessados que tenham a partir de 15 anos, e com aulas de Ensino Médio para quem tem no mínimo 18 anos.

Se trata de aulas presenciais, de segunda à sexta-feira, ou à Distância (EAD), com quatro horas diárias, da rede escolar pública brasileira e adotada por algumas redes particulares.

Os módulos de 6 meses cada são equivalentes aos anos e séries do ensino regular.

Para cursar o EJA na modalidade ensino fundamental você precisa ter a partir de 15 anos e  para se inscrever nas aulas para obter certificação no Ensino Médio é necessário ser maior de 18 anos. O prazo de conclusão do curso é de 2 anos para o fundamental e 18 meses para o médio.  

Quem pode fazer o EJA?

A Lei de Diretrizes e Bases (LDB), de 1996, determinou no artigo 38º que a idade mínima para realizar exames supletivo é de 15 anos para o Ensino Fundamental e de 18 anos para o Ensino Médio. A partir dessa decisão, presume-se que podendo prestar os exames de conclusão, o aluno também pode frequentar a EJA a partir dessas idades. 

Como é feita a inscrição para o EJA?

A oferta para os cursos de EJA é gratuita e de responsabilidade dos estados. Cada estado pode organizar diferentes sistemas de certificação, ou seja, formas de reconhecer legalmente que uma pessoa concluiu o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio.A documentação dependerá da escola, porém geralmente são os documentos pessoais e o histórico escolar para comprovar o nível em que você chegou. Consulte uma escola pública da sua região para obter uma informação mais detalhada.

O ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) é uma prova que pode ser usada por Secretarias Estaduais de Educação que firmam acordos de cooperação com o governo federal para certificar a conclusão do Ensino Fundamental e Médio.

Quem fez EJA ou supletivo pode fazer faculdade?

Pode. Não há nenhum problema para ingressar no Ensino Superior após ter feito o EJA. O importante é que tenha de fato concluído o Ensino Médio em uma escola autorizada pela Secretaria da Educação, obtendo certificado de conclusão válido.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.