Ela não é 'nojenta', é necessária: conheça a REAL importância da cera de ouvido

A cera do ouvido desempenha um papel muito importante para a proteção do canal auditivo. Por isso, é fundamental aprender sobre as funções desse elemento rejeitado por muitas pessoas.

Apesar de ter uma aparência pouco agradável, a cera do ouvido não é um sinônimo de falta de higiene. Na verdade, a cera produzida em nossos ouvidos tem a função de proteger e limpar o canal auditivo, por isso, você não precisa sentir nojo!

Ela funciona como uma barreira de proteção que evita a entrada de poeira e outros corpos estranhos que possam afetar o ouvido, causando bloqueio, infecções ou irritação.

Inclusive, a cera é feita de uma composição com propriedades antibacterianas que previnem a proliferação micro-organismos. Logo, ela é parte da proteção e da saúde do canal auditivo.

Como surge a cera do ouvido?

A cera do ouvido é produzida no canal auditivo pelas glândulas ceruminosas ou sebáceas. Ela é composta por pele morta, secreções oleosas e poeira.

Suas principais funções são evitar que poeira, sujeiras, água e quaisquer objetos entrem no ouvido. Além disso, é uma secreção ácida que previne infecções de bactérias e fungos.

Normalmente, a cera não precisa ser removida da parte interna do ouvido, pois ela se desloca lentamente para fora do canal auditivo.

No entanto, caso apareça em excesso, o indicado é buscar atendimento médico especializado, para que seja feita a limpeza correta do canal auditivo.

A cera do ouvido é uma mistura tão importante que, desde 2020, ela está sendo estudada para facilitar o diagnóstico de câncer:

“A cera é um produto de secreção que concentra aquilo que é uma impressão digital do que as nossas células produzem. Então, quando a cera é produzida, ela tem ali componentes que podem ter sido produzidos por células saudáveis e por células cancerosas”, disse Nelson Roberto Antoniosi Filho, pesquisador da Universidade Federal de Goiás.

(Imagem: Freepik/Reprodução)

Cuidados necessários com a saúde do ouvido

Agora, que você já sabe sobre a função da cera do ouvido, confira outros cuidados que você precisa ter para manter o ouvido sempre limpo:

Não introduza objetos no ouvido

Cotonetes e outros objetos devem ser mantidos bem longe da parte interna do ouvido. Embora seja uma prática comum, usar cotonete no ouvido pode fazer com que a cera se acumule no canal auditivo, da mesma forma, o material pode ferir o ouvido internamente.

Faça um limpeza suave na área externa

Como o canal auditivo é autolimpante, a limpeza ideal do ouvido envolve a remoção do excesso de cera que estiver na parte externa. Use apenas uma toalha macia e limpa após o banho.

Em caso de desconforto e dores no ouvido, procure um médico para que ele faça a limpeza interna do ouvido.

Tome cuidado com o contato com a água

Praia, piscina e até o banho podem gerar um acúmulo de água no canal auditivo, provocando desconforto e infecções. Por isso, mantenha o ouvido sempre seco após o banho ou qualquer contato com água.

Como você pôde perceber, a cera do ouvido é extremamente necessária para o canal auditivo e nosso bem-estar. Então, você só precisa adotar hábitos de limpeza auricular que retirem o excesso de cera, evitando lesões.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.