Não é toda hora: aprenda como usar reticências (…) do jeito certo

O uso das reticências deve ser sem excessos! Só assim você pode ter textos incríveis, com mais sentimento e mistério. Aprenda as técnicas.

As reticências (…) são um sinal de pontuação amplamente utilizado nas frases. Elas podem ter diferentes efeitos, como deixar um tom de suspense ou marcar a falta de uma palavra. Embora possam ser usadas em diversas situações, é importante conhecer as regras corretas de uso para não exagerar! Veja algumas dicas e exemplos.

Leia mais: Coloque no dicionário mental: esta palavra agora é oficial da Língua Portuguesa

A presença delas adiciona subjetividade ao texto. Pode ser uma maneira de indicar a interrupção de um pensamento ou fala, opção em citações, continuidade ou expressão de sentimentos e emoções. Alguns as utilizam para dar ênfase a uma expressão, principalmente em diálogos. São várias as formas de uso, e é importante conhecer algumas delas para não errar.

As reticências são…incríveis!

Por mais que elas estejam muito presentes nas redes sociais e em textos informais, por exemplo, as reticências devem ser usadas com moderação. Em excesso, podem prejudicar a clareza da frase ou causar desconforto visual ao leitor.

Se as frases forem longas ou complexas, é recomendado evitar o uso excessivo delas. Quando usadas corretamente e com bom senso, as reticências podem tornar a escrita mais expressiva, atraente e com um toque a mais de encanto.

Veja alguns exemplos de uso das reticências:

1. Interrupção de uma frase:
“Eu ia te dizer que…, mas acho melhor não dizer nada agora!”

2. Enumeração incompleta:
“Preciso comprar algumas coisas no mercado. Frutas, legumes, verduras…ah, e pão!”

3. Suspense ou hesitação:
“Ele olhou para mim de um jeito estranho…e então desapareceu.”

4. Ênfase:
“Ele… ele me enganou!”

5. Citação incompleta:
“Como dizia o poeta…´a vida é agora´”.

São várias as formas de uso das reticências. Por isso, aprender sobre elas é importante para que você personalize ainda mais o seu texto. Mas, lembre-se sempre: use com moderação para evitar que elas prejudiquem a qualidade do seu conteúdo. Da maneira certa, você pode se divertir e criar narrativas incríveis!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.