Eleições 2022: e-Título servirá também como documento de identidade
O aplicativo e-Título pode ser usado nas eleições para, por exemplo, consultar o local onde irá votar e até mesmo para justificar a ausência. Veja como aproveitá-lo ao máximo.
No estado de Sergipe, foi registrada uma taxa de download do e-Título bastante alta. Aproximadamente mais de 300 mil pessoas o baixaram. Esse número continua subindo cada vez mais. Essa versão de documento pode ser utilizada no dia das eleições para, por exemplo, consultar o local onde irá votar, a zona e a seção eleitoral.
Leia mais: Aplicativo do título de eleitor digital: como mexer na plataforma?
Até mesmo para justificar a sua ausência às urnas, caso não consiga comparecer. Além do mais, aqueles que tiveram os seus locais alterados também poderão consultar os novos espaços de votação por meio da ferramenta.
O uso do aplicativo é recomendado
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado de Sergipe recomenda aos eleitores que realizem o download do app e o mantenham sempre atualizado. Caso ainda não tenham feito isso, é interessante começar o mais rápido possível, pois assim é possível evitar que uma grande quantidade de acessos simultâneos, que deve acabar sobrecarregando o sistema no dia que todos tiverem que ir votar.
Caso você não queira levar o celular no dia da votação, será impossível imprimir o título em casa.
E atenção a este detalhe: se já tiver o aplicativo baixado, mas ainda não fez ainda a emissão do seu título, saiba que no dia 2 de outubro, no momento que estiver ocorrendo o primeiro turno das eleições, a emissão dele estará suspensa. Só voltará a ser liberada novamente a partir do dia 3 de outubro.
Se por acaso ocorrer o segundo turno, a regra será a mesma. Apenas será possível emitir uma segunda via do documento digital para modelo impresso até a véspera das próximas votações, ou seja, no dia 29 de outubro.
Baixar o aplicativo
Como já foi comentado, o aplicativo serve para substituir o documento impresso e poderá ser utilizado como forma de identificação, desde que ele seja atualizado e com foto. É por isso que é bastante importante tentar se organizar e se apressar para não deixar tudo para a última hora.
Basta fazer o download do seu e-Título no celular ou tablet. O aplicativo funciona nos sistemas Android e iOS, portanto, pode ser encontrado na App Store e na Play Store.
Aplicativo conta com novidades
Também é possível notar que a ferramenta está de cara nova e conta com mais alguns recursos, melhores e modernos, facilitando assim a acessibilidade dos usuários. No mês de maio de 2020, a tela teve a sua cor alterada de verde para a cor azul. O objetivo é proporcionar um maior conforto para às pessoas com algum tipo de deficiência visual, por exemplo, no caso de daltonismo.
Além do mais, também foi incorporada à versão digital do título de eleitor uma ferramenta chamada de “Gestão de Atendimento”, que permite que seja feito um controle do fluxo de acesso relacionado aos principais serviços pelo eleitorado. Por meio dessa função, caso exista um grande número de solicitações realizadas de forma simultânea, os eleitores entraram em uma espécie de fila de espera. Quando tentarem acessar novamente o aplicativo, terão preferência no seu atendimento.
Comentários estão fechados.