Eleições: confira o calendário eleitoral de 2022

Se prepare e saiba quando os brasileiros precisarão ir às urnas para escolher os candidatos este ano.

O Calendário Eleitoral para as eleições de 2022 foi definido pelo Plenário do Tribunal Eleitoral (TSE) em dezembro de 2021. Neste ano, os brasileiros precisarão ir às urnas para votar nos candidatos que vão ocupar os cargos de deputados estaduais, deputados federais, senador, governador e, por fim, presidente da República. Por isso, confira quando será a data para as eleições de 2022.

Leia mais: CNH: Saiba quem precisa renová-la e até quando deve ser feito

Confira o calendário eleitoral de 2022

A partir do dia 2 de outubro deste ano, o primeiro domingo do mês, os brasileiros precisarão comparecer às urnas em todo o país para votar nos seus candidatos. Assim como é previsto em todos os anos, no caso de haver necessidade de segundo turno para os cargos de governador e presidente, os eleitores precisarão votar novamente no dia 30 de outubro, o último domingo do mês.

Essas datas foram escolhidas e fixadas de acordo com a Constituição Federal, que prevê que as datas para votação ocorram no primeiro e último domingo do mês. Ao final do processo de apuração dos votos dos eleitores, após o segundo turno, os candidatos eleitos serão diplomados até 19 de dezembro de 2022.

Arte: R7

Prazo para emissão e regularização do título de eleitor

O ato de votar é um direito garantido pela Constituição Federal e que é obrigatório, salvo casos específico, nos quais o cidadão deve explicar o motivo de não poder votar. Dessa forma, para exercer esse direito, é preciso que os indivíduos estejam com a situação do título de eleitor regularizada.

O período para essa regularização segue até o dia 3 de maio de 2022. Isso porque no dia 4 de maio o cadastro eleitoral deve estar fechado, visto que, segundo consta na Lei das Eleições, o período para cadastro eleitoral deve ser fechado 150 dias antes do pleito. Vale ressaltar que, para evitar qualquer imprevisto, é importante fazer a regularização o quanto antes.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More