Elogios que ofendem: Veja quais são os comentários ‘positivos’ que na verdade magoam

Tenha cuidado ao falar do peso ou da aparência de alguém, pois, mesmo que a intenção seja elogiar, pode ofender bastante quem ouve.

As festas de fim de ano estão chegando, e algumas pessoas já se preparam para receber os famosos comentários incômodos. Trata-se de elogios que ofendem, que são pequenas falas maldosas sobre a vida, a aparência e as escolhas de uma pessoa sob o disfarce de um elogio inofensivo. Saiba quais são os principais e por que evitá-los!

Leia Mais: Sem Perdão: Os erros que raramente são esquecidos dentro de um relacionamento.

Não faça estes elogios

Algumas pessoas simplesmente tentam disfarçar seus comentários maldosos por meio de uma roupagem mais “simpática”. Porém, essas falas podem despertar reais problemas de autoestima em algumas pessoas, pois as colocam na posição desconfortável de precisar dar explicações sobre sua vida. A seguir, veja alguns exemplos desses elogios que ofendem:

‘Você está linda depois que emagreceu!’

Nada pior do que ter a magreza elogiada, pois deixa claro que pessoas “acima do peso” são malvistas. Além disso, vale lembrar que nem sempre as pessoas emagrecem por estética, pois, por exemplo, o emagrecimento pode ser resultado de uma doença.

‘Não acredito que você é solteiro, é tão lindo!’

A vida afetiva de uma pessoa sempre será um tópico incômodo nas conversas, especialmente quando alguém não está em um relacionamento. Portanto, evite tocar no assunto e saiba que existem muitos motivos, para além da questão estética, que influenciam o fato de uma pessoa ser solteira ou não.

‘Você nem parece que é gay (lésbica)!’

Nesse caso, é preciso entender que “não parecer gay” ou “parecer hétero” de forma alguma é elogio! Assim, entenda que as pessoas podem exercer sua sexualidade de diversas formas e que nenhuma delas desmerece ou aumenta sua credibilidade.

‘Eu gostaria de ter mais tempo livre como você’

Aqui, temos um comentário que de forma alguma pode soar como um elogio ou um comentário positivo. Isso porque ele cria a sensação de que você desempenha papel mais importante do que as outras pessoas por conta da sua falta de tempo.

‘Você nem é tão negro assim’

Semelhante ao caso da sexualidade, vale lembrar que ter uma pele mais clara de forma alguma é um elogio, e sim apenas um traço fenótipo. Ademais, ninguém merece ter sua raça contestada por comentários maldosos desse tipo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.