Elon Musk, co-fundador da OpenAI alerta sobre perigos da IA para a humanidade
De acordo com Musk, o ChatGPT “ilustrou para as pessoas o quão avançada a IA se tornou''
Diversos cientistas e especialistas alertam sobre os possíveis efeitos negativos da inteligência artificial, caso não haja um uso adequado. Uma das personalidades que alerta para isso é o bilionário da tecnologia Elon Musk. Segundo ele, a IA é “um dos maiores riscos para o futuro da civilização é”, disse Musk aos participantes da Cúpula Mundial do Governo em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, logo após mencionar o desenvolvimento do ChatGPT.
Elon Reeve Musk é um empresário, engenheiro e inventor sul-africano-canadense. Ele é conhecido por suas contribuições na área da tecnologia, especialmente como fundador, CEO e CTO da SpaceX; cofundador, CEO e produtor executivo da Tesla Motors; e presidente do conselho de administração da SolarCity. Também é o criador de outras startups como The Boring Company, Neuralink e OpenAI. Musk também é presidente executivo da SpaceX e da Tesla Motors. Além disso, ele tem liderado a pesquisa em IA para o desenvolvimento de algoritmos avançados para a automação dos veículos da Tesla.
De acordo com Musk, o ChatGPT “ilustrou para as pessoas o quão avançada a IA se tornou. A IA foi avançada por um tempo. Ele simplesmente não tinha uma interface de usuário acessível para a maioria das pessoas.” Ele ainda acrescenta: ”Enquanto carros, aviões e remédios devem obedecer aos padrões de segurança regulamentares, a IA ainda não possui regras ou regulamentos que mantenham seu desenvolvimento sob controle”.
Perigos da IA
“Inicialmente, foi criado como uma organização sem fins lucrativos de código aberto. Agora é de código fechado e com fins lucrativos. Não tenho uma participação aberta na OpenAI, nem estou no conselho, nem a controlo de forma alguma.”
Comentários estão fechados.