Elvis Presley

O cantor Elvis Presley é um dos grandes nomes da música pop. Conheça a história desse artista e além disso, conheça seus maiores sucessos.

0

Considerado um dos maiores nomes do rock’n roll, Elvis Presley (1935-1977) nasceu no dia 08 de janeiro de 1935 em East Tupelo, no estado de Missisipi, nos Estados Unidos. O astro foi fruto de uma gravidez complicada. Durante o parto, seu irmão gêmeo faleceu.

A princípio, ele cantava no coro de uma igreja, na cidade onde passou grande parte de sua infância. Até que foi contratado por um produtor que estava em busca de um cantor branco que cantasse blues.

Elvis Presley disparou internacionalmente, mas faleceu em 1977, vítima de um ataque cardíaco. Atualmente, o astro ainda é muito reconhecido, sendo considerado um dos maiores símbolos pop do mundo.

Biografia de Elvis Presley

Elvis Aaron Presley nasceu no dia 08 de janeiro de 1935, na cidade de East Tupelo, Mississipi, nos Estados Unidos. O cantor foi sobrevivente de uma gravidez univitelina, onde Jasson Aaron, seu irmão, nasceu morto.

Em seus primeiros anos de vida, Elvis teve que sobreviver em meio a destroços de um furacão que teria passado recentemente. Então, o artista cresceu em meio a uma população muito unida, já que com o desastre, os brancos e negros deixaram os conflitos raciais de lado.

No ano de 1937, seu pai foi preso por estelionato e, no mesmo período, sua família foi despejada. Por isso, foram morar com os avós de Elvis. Verno Presley saiu da prisão em 1941.

Anos mais tarde, em 1945, o artista participou de um concurso de talentos na “Feira Mississipi-Alabama”. Na ocasião, ficou em segundo lugar com a canção Old Shep, de Jonny Cash. Ainda no mesmo ano, o pai de Elvis o presenteou com um violão.

Presley e sua família se mudaram para Memphis. Foi uma época muito precária e, por isso, entre 1948 e 1954, o artista trabalhou em diversas funções, começando por lanterninha de cinema e finalizando como motorista de caminhão. Seus estudos foram concluídos em 1953.

No ano de 1958, Elvis foi convocado para o exército e esteve na Alemanha entre o período de outubro de 1958 à 1960. Na época, ele já era um cantor bem reconhecido, mas aproveitou a oportunidade para expandir sua faixa de público.

Assim que deixou o exército, não demorou muito tempo para que Elvis voltasse a deslanchar. Na época, ele se casou com Priscilla, com quem teve uma filha, chamada Lisa Marie. Em 1973, o casal se divorciou pela distância justificada pelos shows.

Elvis Presley e Priscilla Presley
Elvis Presley e Priscilla Presley

Elvis Presley faleceu no dia 16 de agosto de 1977, por conta de um ataque cardíaco. Os fãs se comoveram muito com o acontecido, tanto que todas as floriculturas da cidade de Memphis acabaram com seus estoques.

Além disso, todas as linhas telefônicas da cidade ficaram congestionadas. O velório foi realizado no dia 17 e parte dos fãs puderam ver o seu caixão por aproximadamente 4 horas. Dois meses depois de sua morte, seu corpo e o de sua mãe foram retirados do Cemitério Forest Hill e foram levados para um túmulo novo em Graceland.

Carreira de Elvis Presley

Em meados de 1953 até 1954, Elvis gravou, de forma experimental, algumas canções. Mas, pode-se dizer que sua carreira realmente começou em 1954. No dia 2 de outubro do mesmo ano, ele fez a sua primeira apresentação fora do estado, em Atlanta (Geórgia).

A gravadora RCA Victor o contratou em 1955 e com suas novas músicas (Mystery Train e Baby Let’s Play House), o artista chegou muito rápido nas paradas de sucesso. Em suas apresentações, principalmente por seu gingado, o público ficava fascinado.

Em 1956, o cantor se apresentou no programa dos irmãos Dorsey. Com isso, seu álbum “Heartbreak Hotel” conseguiu alcançar a marca de nove milhões de vendas, isso apenas em um ano. Na época, Elvis Presley iniciou sua carreira no cinema, com o filme “Love Me Tender”.

Com o início de suas apresentações internacionais, o público se encantava com a beleza e a forma exagerada de o cantor rebolar. Em 1958, por entrar no exército, ele deu uma pausa em sua carreira, mas retornou em 1960  e sem grandes delongas, continuou sendo um sucesso.

Nessa volta, ele também participa de diversos filmes, como “Fun in Acapulco” (1963) e “Viva Las Vegas” (1964). Nos anos 70, com novas gravações, suas músicas “Suspicious Minds” e “In the Ghrtto” fazem grande sucesso.

O artista passou por diversos problemas de saúde, isso no auge da carreira. Ele estava acima do peso, viciado em remédios controlados e evitava ao máximo aparecer em público. Ele realizou seu último show em Los Angeles e faleceu no dia 16 de agosto de 1977.

Grandes sucessos de Elvis Presley

Confira os grandes sucessos de Elvis Presley:

  • Suspicious Minds: 91° das “500 melhores canções de sempre” – Revista Rolling Stone;
  • Mystery Train: 77° das “500 melhores canções de sempre” – Revista Rolling Stone;
  • Jailhouse Rock: 67° das “500 melhores canções de sempre” – Revista Rolling Stone;
  • Heartbreak Hotel: 45° das “500 melhores canções de sempre” – Revista Rolling Stone;
  • Hound Dog: 19° das “500 melhores canções de sempre” – Revista Rolling Stone.

Filmes Elvis Presley

Confira os filmes mais famosos de Elvis Presley:

1 Saudades de um pracinha (1960)

Saudades de um pracinha (1960)

No filme, Elvis Presley é Tulsa, um soldado que tem o sonho de ser um cantor famoso. Além disso, ele precisa ganhar uma aposta com um amigo para conquistar uma dançarina  e terminar de servir ao país.

2 Viva Las Vegas (1964)

Viva Las Vegas (1964)


No filme, Lucky (Elvis) precisa de um novo motor de carro para participar de uma corrida em Las Vegas. O filme conta com a presença de Ann-Margret, uma cantora e dançarina, conhecida como uma das melhores co-protagonistas de Elvis.

3 O Prisioneiro do Rock/Jailhouse Rock (1957)

O Prisioneiro do Rock/Jailhouse Rock (1957)


Esse é conhecido como um dos melhores filmes do astro. Elvis é um presidiário que se transforma em uma estrela do rock. Esse foi o seu terceiro filme e tem uma das coreografias mais icônicas de Presley.

Leia também:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.